Portal Making Of

Arte e sustentabilidade – “Expedição Natureza da Ilha”, agora no Mercado Público

Na capa, um trio potente de fotógrafos! Sandra Puente e Nilva Damian, foram prestigiar o colega de profissão, Zé Paiva, no segundo lançamento do projeto Expedição Natureza da Ilha, na última terça-feira (19), na Galeria do Mercado Público de Florianópolis.

Após ter recebido mais de dois mil visitantes e distribuído mais de 200 livros, o projeto “Expedição Natureza da Ilha”, do fotógrafo Zé Paiva, chegou ao Centro de Florianópolis na última terça-feira (19). A exposição compõe a programação de aniversário da capital catarinense, comemorado no dia 23 de março, e esteve no circuito de artes visuais da Maratona Cultural, também na capital.

Trazendo à tona o cuidado com a natureza, o projeto tem uma preocupação ecológica, além de cultural, tanto que pouco antes de as exposições iniciarem, foram realizados 20 plantios de árvores nativas, o Araçá Branco, ação que compensou a pegada de carbono.

Seguindo a mesma ideia de sustentabilidade, os cavaletes que emolduram a exposição são feitos de madeira reciclada e o livro, impresso em tinta vegetal, tem o selo FSC (Forest Stewardship Council), o selo verde mais reconhecido no mundo, que é uma garantia de origem. “Não somos sustentáveis apenas no conceito do livro, mas colocamos a sustentabilidade em prática também”, avalia Zé.

A exposição fica em cartaz na Galeria de Arte do Mercado Público de Florianópolis até o dia 12 de abril, data da segunda visita guiada no local, quando o profissional faz uma sessão de autógrafos nos livros que são distribuídos. Toda a programação é gratuita e é necessário fazer inscrição para as oficinas. Saiba mais no site  www.expedicaonaturezadailha.com.

*****

*****

Divando

Camilla Ventura, Rainha de Bateria da Coloninha, mostrando toda sua exuberância na homenagem ao aniversário de Florianópolis. “O meu lugar é aqui!”, diz ela, tão maravilhosa quanto a Ilha.

*****

Recicleide

Neste ano, Recicleide celebra um quarto de século de compromisso e inspiração no cuidado com a Terra. Desde 1999, atravessa o Portal concebido pelo cientista Recicleinstein, como enviada especial de Reciclópolis, em uma missão: Defender a Vida no Planeta. A personagem de Karina Signori, artista que neste ano completa meio século, une artes, alegria e informações socioambientais para ecoar a cultura ecológica e da paz, motivando cada um a assumir suas responsabilidades na construção de um mundo mais saudável, feliz, fraterno e sustentável. E agora, no primeiro semestre de 2024, lança um projeto auspicioso.

O projeto de Experimentação Artística “Recicleide: Histórias para Registrar e Ecoar” conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Governo Federal e da Lei Paulo Gustavo. Prevê a realização, em abril e maio, do “Desafio EcoArte Literária”, aberto a todas as pessoas que queiram experimentar escrever e/ou ilustrar, expressando seu amor à vida, publicando sua EcoArte nas redes sociais como um instrumento de sensibilização socioambiental.

“É um projeto de experimentação artística, com o foco na escrita e na ilustração, e qualquer faixa etária poderá participar, basta ter vontade e se permitir experimentar”, explica Karina, que concebeu a metodologia CENA – Conexão + Educomunicação + Natureza + Arte e Alegria, que será aplicada nesta atividade.

Essa metodologia corresponde à exposição de áudios, vídeos e textos previamente elaborados por Karina para a motivação dos participantes, para que tenham melhor entendimento e se preparem, com consciência, alegria e presença, para a experimentação artística. A participação é totalmente on-line e cada um poderá desenvolver os desenhos, pinturas, colagens e/ou textos, poesia, prosa, fábula, romance, história em quadrinhos, letra de música, escrever e contar suas histórias, sejam reais ou fictícias… em seu próprio ritmo, durante o tempo de duração do projeto.

“O objetivo é envolver crianças, adolescentes, adultos e idosos a se permitirem expressar artisticamente em defesa da vida contribuindo na criação de um bom futuro no presente”

A participação no Desafio EcoArte Literária pode ser individual e/ou em grupo, é gratuita e para isso é necessário preencher o formulário e entrar no grupo de WhatsApp para receber o material em PDF, vídeos, áudios e os links dos encontros online: https://forms.gle/7SpFbeJyXhSedqpK7

*****

Homenagem

O presidente do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (Iasc), Gilberto Lopes Teixeira, foi homenageado nesta quinta-feira, dia 21, com a Medalha de Mérito Francisco Dias Velho, concedida pela Câmara de Vereadores de Florianópolis a cidadãos florianopolitanos. A solenidade ocorreu em sessão solene da Câmara realizada no plenário da Assembleia Legislativa. A proposta foi apresentada pelo vereador Dinho, que fez a entrega da medalha.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Monólogo em forma de Benção

Encantar o público com os conhecimentos tradicionais da Ilha da Magia, incentivando todos a propagar o amor no seu servir, no seu bendizer, na sua

Manualidades no Floripa Quilt

Afonso Franco, que já fez de tudo e acumula técnicas para inspirar trabalhos criativos, confirma sua presença como expositor de tecidos no Floripa Quilt e