![](https://portalmakingof.com.br/wp-content/uploads/2023/06/ChatGPT-e-Metaverso-300x169.jpg)
Será que o ChatGPT “matou” o Metaverso?
Por Fernando Moulin* Segundo o filósofo Pierre Lévy, o mundo virtual não se contrapõe ao mundo real – mas sim corresponde à sua extensão natural,
Por Fernando Moulin* Segundo o filósofo Pierre Lévy, o mundo virtual não se contrapõe ao mundo real – mas sim corresponde à sua extensão natural,
Por Ulisses de Souza* Neste mês celebramos o Dia Mundial das Telecomunicações, não apenas um dia como outro qualquer, mas um marco que, junto com
Por José Eduardo Gibello Pastore* O Direito do Trabalho no Brasil é hermético, fechado. Vive numa bolha chamada “emprego” e luta para não sair dela.
Por Felipe Macedo* Já considerado o canal com maior poder de crescimento quando o assunto é marketing no universo on-line, o retail media ainda promete render muita história para contar feitos
Por Enio Moraes* A IA é uma tecnologia revolucionária que tem impactado significativamente diversas áreas da sociedade. Um dos aspectos mais marcantes desse impacto é
Por João Luiz Simões Neves* Uma das maiores necessidades do ser humano é ter o controle sobre seus objetivos e respectivos resultados, a partir das
Por Bárbara Fraga* O Projeto de Lei n° 2630 de 2020, também conhecido como “PL das Fake News”, é uma proposta de lei que tem
Por Fernando Valente Pimentel* A desoneração da folha de pagamentos, vigente até o final deste ano para 17 setores de atividade, volta à pauta do
Por Emanoelton Borges* Lançado no fim de 2022 pela norte-americana OpenAI, o ChatGPT já conquistou mais de 100 milhões de usuários e tem gerado muita discussão. Promessa
Por Vinícius Taddone* O Brasil enfrenta um desafio constante no que diz respeito ao desemprego. A falta de oportunidades e a instabilidade econômica afetaram a
*Por Apolinário Ternes, autor de 30 livros sobre a história de Joinville, de Santa Catarina e de empresas e instituições da região norte do Estado.
Por Allan Barros* Faça agora uma pesquisa sobre a crise na Americanas. Você vai encontrar uma infinidade de notícias, análises financeiras e jurídicas, projeções de
Por Mônica Schimenes* O setor de eventos sempre foi um mercado muito promissor e uma ferramenta importante para que as marcas pudessem se comunicar com
Por Renan Mota* Que atire a primeira pedra quem nunca reativou uma memória ou identificou algo peculiar por meio de imagens, sons, sabores, odores ou
Por Jonatas Abbott* Mensagens automáticas traçam o crescimento significativo da automação de marketing para fidelizar clientes, auxiliar os usuários e proporcionar retorno financeiro positivo. Você
Por Alex Winetzki* Um grande amigo que trabalha há mais de uma década com Inteligência Artificial, assim como eu, disse que havia descoberto o sistema
Durante o período de carnaval, além de muita folia, os riscos e fraudes também se intensificam. Para evitar incidentes e mitigar as suas consequências, o
Por Mauricio Salvador* Já sabemos que os últimos anos foram marcados por profundas transformações no varejo e nos hábitos de consumo da sociedade, certo? Em
Por Giovanna Tawada* O Brasil é conhecido, também, como o país do Carnaval, tanto que grande parte dos trabalhadores folgam durante os dias de comemoração,
Por Fábio Torino* Falar em data driven marketing sem falar em cultura empresarial orientada para dados é uma falácia, uma bobagem. Não é factível existir