Portal Making Of

Avaí é goleado em Salvador e volta a decepcionar torcedor; Brusque a um passo do Acesso

Avaí foi dominado e goleado em Salvador Foto: Victor Ferreira / ECV

Parece que o sofrimento do torcedor azurra não vai acabar tão cedo após a goleada que o Avaí sofreu por 3 x 0 para o Vitória na noite deste domingo, no Barradão, em Salvador, 28ª rodada da Série B. A diretoria de futebol do clube precisa cobrar do técnico Barroca um rendimento melhor do que esse apresentado na Bahia. Foi feito um grande investimento para evitar o rebaixamento com as 12 contratações e até o momento a equipe não dá a certeza de que vai ficar. As palavras do treinador na entrevista coletiva foram vagas para um trabalho ruim apresentado. O parâmetro não pode ser o desastre que foi o paraguaio Morínigo, mas sim o que o clube deseja daqui para frente dentro do seu planejamento.

Fraca apresentação do Leão Foto: Victor Ferreira / ECV

O placar saiu barato para o Leão da Ilha, uma vez que o Vitória, líder de Série B, tirou o pé do acelerador. Caso contrário tinha ido muito mais. A derrota deixa o Avaí na alça de mira da Chapecoense, primeira equipe na zona de rebaixamento e a três do Leão, além de ter um saldo de gols melhor.  Foi ultrapassado pelo Sampaio Corrêa, que venceu na rodada a Chapecoense. Pelo visto, o sofrimento vai até o final nesta luta desesperada pela permanência.

Desempenho sofrível    Foto: Victor Ferreira / ECV

As escolhas de Barroca têm sido terríveis. A dobra pela esquerda com Cortez e Natanael não funciona, ambos não estão bem e é um setor fraco defensivamente. Ofensivamente é pior ainda. O grande problema do Avaí é o setor de meio campo, o pulmão da equipe. Três jogadores com as mesmas características, lentos na transição, marcam muito pouco e têm mobilidade quase nenhuma. Qualquer adversário tira vantagem no confronto com este setor azurra. As laterais estão comprometidas e o ataque é inoperante. Perspectivas não são boas para as dez rodadas restantes que o Avaí tem para finalizar a competição. Mas a permanência está ao alcance.

Brusque a um ponto

Dentinho fez gol  Foto: Lucas Gabriel Cardoso / BEC

A virada história do Brusque na noite deste domingo por 4 x 3 sobre o Operário de Ponta Grossa, encaminha a equipe do Vale para um novo acesso à Série B. Um daqueles jogos para congelar na memória, tamanha a dramaticidade e a necessidade de vencer do Bruscão. Um acesso mais do que justo pelo trabalho realizado pela diretoria, através do seu presidente Danilo Renzini, o filho André Renzini e o técnico Luizinho Lopes.

O Brusque está gigante com este retorno à Série B. São nove pontos, três vitórias seguidas, que praticamente garantem o Acesso, mas é preciso e recomendável ver o andamento dos demais jogos para evitar surpresas. Parabéns ao Brusque, que faz um trabalho sério e confiável e cuja diretoria não deixa nada atrapalhar suas convicções.

Decisão da Copa do Brasil 

Calleri marcou fez o gol    Foto: Rubens Chiri / SPFC

Dorival Junior é o cara. Que trabalho maravilhoso faz este técnico, o melhor do país. A vitória do São Paulo sobre o Flamengo por 1 x 0, gol do argentino Calleri, foi justa e construída com muita entrega por um grupo que sabe o que quer. A final domingo que vem vai confirmar isso. Veremos.

Figueira lidera

Figueira mostrou evolução Foto: Patrick Floriani / FFC

O Figueirense busca encontrar motivação, com o apoio de sua imensa torcida, para chegar ao objetivo de disputar a fase semifinal da Copa Santa Catarina. Neste sábado, no Scarpelli, venceu a Chapecoense por 1 x 0, gol de Léo Baiano, de cabeça, aos 15 minutos do primeiro tempo. A equipe evoluiu, é verdade, mas ainda está longe de ser candidata ao título. Paulo Baier e seus comandados têm trabalhado para chegar lá. Esse jogo foi muito ruim tecnicamente. O Figueirense criou inúmeras oportunidades, mas não soube traduzir em gols a superioridade diante de um adversário que estava sem sua força máxima.

Antecipação de recebíveis

Nesta segunda-feira (18), o Conselho Deliberativo do Avaí, presidido por Bernardo Pessi, deve aprovar a antecipação de recebíveis, no valor de nove milhões de reais, junto à empresa XP Investimentos como parte dos recursos que serão repassados por conta do contrato com a Liga Forte Futebol. Depois da frustração da semana passada, foi marcada uma nova reunião extraordinária do Conselho, que atendeu aos conselheiros e encaminhou toda a documentação para análise via e-mail. O clube precisa dessa antecipação para sanar compromissos emergênciais que estão para vencer, inclusive salários.

Caminho da união 

Semana passada registrei aqui a agressão sofrida pelo ex-presidente Battistotti na saída da Ressacada, após jogo contra o Atlético Goianiense. Um torcedor o acusou de endividar o clube. Pois bem, o presidente Júlio Heerdt, sempre atento, tomou conhecimento do fato e ligou para Battistotti. Colocou-se à disposição para encontrar um acesso mais seguro, em local reservado.

A conversa foi em tom amistoso e não poderia ser diferente, uma bela iniciativa do presidente. Battistotti reclama que a dívida do clube vem de gestões anteriores e não apenas na gestão dele. Reiterou que isso deveria ficar claro para todos. O atual presidente quer serenar os ânimos e o momento exige isso.

O Avaí é gigante e precisa ter correntes unidas em torno de um mesmo objetivo. É preciso quebrar algumas amarras. Ao ser eleito, Júlio colocou no peito o adesivo das demais chapas e disse que a partir daquele momento o clube seria um só. Não foi bem o que aconteceu, mas ainda há tempo de unir todas as pontas, chamar as correntes para ajudar e criar força única para seguir no projeto estabelecido pelo planejamento estratégico.

Capitulo à parte 

Torcida alvinegra fantástica Foto: Patrick Floriani / FFC

O torcedor do Figueirense é mesmo um caso à parte. Numa tarde de sábado, com sol forte e vento nordeste, 2.692 torcedores foram ao Scarpelli prestigiar a equipe na vitória de 1 x 0 sobre o time alternativo da Chapecoense. Os dirigentes precisam dar um troféu ao torcedor que jamais abandona o time, por pior momento que seja. Parabéns, Nação Alvinegra.

Cartilha do acesso

O Criciúma está cumprindo direitinho a cartilha do acesso. Resultados sobre a hora e com requintes de crueldade para o seu torcedor. A vitória de virada por 2 x 1 sobre o Mirassol no Heriberto Hülse foi algo assim. Gol nos acréscimos e volta ao G-4. O futebol de Santa Catarina precisa do Criciúma na Série A.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: