Portal Making Of

Brasil assume temporariamente embaixada da Argentina em Caracas

Bandeira do Brasil sendo levantada na embaixada da Argentina em Caracas (Foto: Reprodução/X)

O presidente da Argentina, Javier Milei, agradeceu ao Brasil por assumir temporariamente, na última quinta-feira, 1º de agosto, a representação diplomática argentina em Caracas, na Venezuela, a pedido de seu governo, após o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, decretar, na segunda-feira, 29, o fechamento da representação diplomática argentina e ordenar a expulsão do país dos diplomatas argentinos.

“Os laços de amizade que unem a Argentina ao Brasil são muito fortes e históricos. A Venezuela respeitará, portanto, as disposições da Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas e da Convenção de Viena sobre Relações Consulares”, publicou na rede X o presidente da Argentina, Javier Milei.

Na postagem, ele prevê a retomada democrática no país bolivariano. “Não tenho dúvidas de que, em breve, reabriremos a nossa embaixada em uma Venezuela livre e democrática”, disse.

Na segunda, o governo Maduro anunciou, por meio de um comunicado, que expulsaria o pessoal diplomático da Argentina, Chile, Costa Rica, Peru, Panamá, República Dominicana e Uruguai, que questionou a eleição presidencial na Venezuela, no domingo, 28.

Especificamente a Argentina acusou de fraude os resultados eleitorais. Adicionalmente, na terça-feira, 30, a Venezuela anunciou, via chanceler da Venezuela [Yvan Gil], o rompimento das relações diplomáticas com o Peru, em resposta ao reconhecimento peruano do opositor de Maduro nas urnas, Edmundo González Urrutia, como presidente eleito da Venezuela.

 

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Nissan compara Novo Sentra à avião

É normal que, ao verificar que um carro supera positivamente as expectativas, acabamos por chamá-lo de “avião” ou de “nave”. A clássica expressão popular “esse

Leia mais

Nissan compara Novo Sentra à avião

É normal que, ao verificar que um carro supera positivamente as expectativas, acabamos por chamá-lo de “avião” ou de “nave”. A clássica expressão popular “esse