Portal Making Of

Câmara de Florianópolis estuda aumentar o número de cargos comissionados

Não é de hoje que a Câmara Municipal de Florianópolis tenta fazer algumas alterações em favor dos vereadores. Em 2019 tentou-se estender aos parlamentares o vale alimentação, mas acabaram não aguentando a pressão popular.

Agora, o atual presidente João Cobalchini (UB) pretende criar novos cargos comissionados no legislativo de Florianópolis para suprir as necessidades dos trabalhos que, segundo ele, “o serviço para o munícipe tem que ser de excelência”.

De acordo com a entrevista dada para o jornalista Cristiano Daros, da Jovem Pan News Floripa, Cobalchini disse que ainda não tem definido o número de cargos e ainda não está definido como será esse projeto. “Como presidente, eu tenho que defender meus pares e o serviço da Câmara. O serviço da Câmara tem que ser de excelência e se for necessário para isso contratar mais um, mais dois, mais três, ou independente do número que seja, eu vou ser favorável sim”.

O presidente informou que esses cargos comissionados seriam temporários até que a Câmara de Florianópolis consiga fazer um novo concurso público para substituir os funcionários que estão se aposentando.

Mas o vereador João Bericó (UB), que também falou no programa Jogo do Poder para o jornalista Emanuel Soares, disse que “é uma baita oportunidade de empregar cabo eleitoral nas vésperas de uma eleição”.

Bericó disse também que seriam criados 40 cargos vinculados a Mesa Diretora. “É a chance de ele (João Cobalchini) empregar mais 40 cargos comissionados pra ele, não faço outra leitura além disso”, enfatizou.

O vereador João Bericó não acredita que falte funcionários na Câmara Municipal e acha que é um projeto politiqueiro e “que está se criando um fato para justificar o erro”.

AUMENTO DE VEREADORES

Outro assunto que já circula nos corredores do legislativo de Florianópolis é o aumento de 23 para 25 vereadores já para a próxima legislatura.

No início do mês de março o presidente da Câmara de Blumenau, vereador Almir Vieira, esteve em Florianópolis visitando o legislativo da Capital e lá ficou sabendo de quantos assessores cada vereador tem em Florianópolis, quando ganha cada vereador e que já há a movimentação para o aumento de parlamentares.

Como Almir tem a intenção de colocar em votação o mesmo projeto na cidade de Blumenau, ele acabou dando todas essas informações num dos seus pronunciamentos naquela cidade.

Com isso, o aumento de comissionados e a extensão do vale-alimentação para os vereadores pode ser apenas o início para que a proposta do aumento dos vereadores seja colocado em prática e, consequentemente, aprovado.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais