O candidato à presidência da OAB/SC, Rodrigo Curi, esteve em Brasília na última terça-feira, 5, junto com outros integrantes da Chapa 2 para, segundo ele, defender os ideais de direita que orientam suas propostas para a Ordem.
Curi se encontrou com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que, segundo o candidato, declarou apoio à Chapa 2 nas eleições da OAB de Santa Catarina durante o encontro. De acordo com informações de Rodrigo, Bolsonaro destacou a importância de fortalecer a direita dentro da OAB e presenteou Curi com sua famosa medalha, que para ele simboliza o seu apoio.
A Chapa 2 é vinculada ao recém-criado “Movimento BASTA!”, que se posiciona contra as tradicionais correntes de situação e oposição da OAB/SC, propondo uma renovação na forma de conduzir a entidade.
A candidatura tem como vice Admar Gonzaga Neto, ex-ministro do Tribunal Superior Eleitoral e advogado da família Bolsonaro, além da advogada Lethicia Ferreira, que disputa a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados de Santa Catarina (CAASC). A chapa se apresenta como uma terceira via para a eleição, que vai acontecer no próximo dia 22 de novembro.
Além de Curi, disputam a presidência da OAB de Santa Catarina o advogado Juliano Mandelli Moreira, que representa a gestão da atual presidente Claudia Prudêncio, e a chapa da advogada Viviane de Gann dos Santos, que é a principal oposição dentro da OAB catarinense, tendo apoio do ex-presidente Tullo Cavallazzi Filho.
O voto é obrigatório para todos os advogados inscritos na OAB, sob pena de multa equivalente a 20% do valor da anuidade de 2024, que foi de R$ 910,35.