Portal Making Of

Candidatos a prefeito de Florianópolis debateram na quinta já pensando no horário eleitoral de sexta-feira

Os candidatos Dário Berger (PSDB), Marquito (PSOL), Pedrão Silvestre (PP), Rogério Portanova (Avante), Topázio Neto (PSD) e Vanderlei “Lela” Farias (PT) participaram na noite de quinta-feira, 29, do debate do ND Mais, que foi o segundo dessa eleição de 2024.

Os candidatos Brunno Dias (PCO), Carlos Mulller (PSTU) e Mateus Souza (PMB) não participaram porque seus partidos não possuem representação mínima no Congresso Nacional.

Foi um debate sem interação entre os participantes, onde nos dois primeiros blocos eles comentaram temas pré-definidos pela emissora, como uma espécie de prévia do horário eleitoral que começa nessa sexta-feira, 30. No último bloco, o tema comentado foi livre, mas nada de muito novo foi trazido pelos candidatos.

Foi falado de saúde, educação, do caminhão quebrado na SC-401 que parou o trânsito na Capital na quinta-feira, da construção ou não de uma nova Prefeitura, mas era preciso que os candidatos falassem mais de ações viáveis que eles realmente vão fazer nos próximos quatro anos.

Esperava-se um desempenho um pouco melhor. O prefeito Topázio disse o que já fez, Dário também falou de obras do seu governo, mas a maioria preferiu desenhar um cenário de uma cidade que, segundo eles, está tudo errado e que todos tem a solução para tudo.

Na prática, temos o prefeito municipal trabalhando para evitar o segundo turno e os demais candidatos tentando minar a atual administração para que a eleição em Florianópolis siga até o dia 27 de outubro.

Pode-se perceber também que Lela e Marquito fazem uma disputa particular para arrebanhar o voto da esquerda e Pedrão e Dário Berger vão estar juntos se um deles for para um eventual segundo turno. No mais, é esperar para ver o que vão apresentar nesse período do horário eleitoral gratuito.  

 

VAI COMEÇAR O HORÁRIO ELEITORAL

Para o eleitor, a eleição municipal começa de verdade nesta sexta-feira, 30, com o início da veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão.

Os programas eleitorais vão de hoje até o dia 3 de outubro, três dias antes do dia da votação do primeiro turno. Nesse período, partidos, coligações e federações vão apresentar seus candidatos a prefeito, vice e vereadores para que o eleitor faça a sua escolha para os próximos 4 anos.

Na disputa pelas prefeituras, os candidatos vão aparecer em dois blocos diários de 10 minutos cada um. Na televisão, eles são veiculados às 13h e às 20h30 e no rádio, os programas vão ao ar às 7h e às 12h.

Além disso, outros 70 minutos são reservados diariamente para inserções de 30 ou 60 segundos, distribuídas ao longo da programação. Do tempo total a cada dia, 42 minutos são destinados aos candidatos a prefeito e 28 minutos são para apresentar os candidatos a vereador.

 

Veja a distribuição do tempo dos candidatos:

Topázio Neto – Coligação Pra frente minha gente – PSD, PL, MDB, Podemos, Republicanos

Tempo: 4 minutos e 25 segundos

Dário Berger –Coligação Trabalho e União – PSDB, Cidadania, UB, PDT, Solidariedade

Tempo: 1 minuto e 56 segundos

Vanderlei Lela Farias – Coligação Frente Floripa com a Força do Lula – PT, PSB, PCdoB, PV

Tempo: 1 minuto e 50 segundos

Pedrão Silvestre – Coligação Florianópolis com Amor e Ordem – PP, PRD

Tempo: 1 minuto e 5 segundos

Marquito – Coligação Para cuidar de Florianópolis – PSOL, Rede

Tempo: 24 segundos

Rogério Portanova – Coligação Avante

Tempo: 17 segundos

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais