Portal Making Of

Candidatura de Topázio Neto pode ter uma super chapa de apoio em 2024

O prefeito de Florianópolis, Topázio Silveira Neto (PSD), surge para a política depois do convite feito pelo ex-prefeito Gean Loureiro (UB) para que ele fosse o seu vice na sua reeleição, em 2020.

Desde então, Gean renunciou para concorrer ao Governo do Estado, em 2022, e Topázio deixou de ser um apoio da administração municipal para se transformar no prefeito mais desejado de Santa Catarina.

Topázio já tinha ido para o PSD, a pedido de Gean, para que ele garantisse o apoio do partido na sua candidatura. Agora quem quer Topázio Neto no seu partido é o governador Jorginho Mello (PL) justamente para que o prefeito de Florianópolis se afaste de Loureiro e garanta o seu apoio lá em 2026.

Mas Topázio Neto ainda está no radar do União Brasil, pois o partido pensa em indicar o seu vice nas eleições do ano que vem. No dia 27 de março o partido até lançou o nome do ex-vereador Ed Pereira como candidato a prefeito, mas a verdadeira intenção é colocá-lo como vice do atual prefeito nas eleições de 2024.

Mas tem outro partido que também está de olho na mesma vaga do União Brasil. É o MDB, que em breve vai tirar o presidente da Câmara Municipal, João Cobalchini, do próprio União Brasil e deve ratificar a volta ao Massa Bruta para colocá-lo na chapa de Topázio.

Há muito tempo o MDB já não figura como uma legenda forte na Capital e esse seria um recomeço para que o partido volte a Prefeitura de Florianópolis.

Com isso, Topázio Neto que está no PSD, que tem Júlio Garcia e Eron Giordani, pode ter na sua chapa o PL de Jorginho Mello, o União Brasil, de Gean Loureiro, e o MDB de Valdir e João Cobalchini e Carlos Chiodini.

A pergunta que fica é se Jorginho Mello e Gean Loureiro estariam do mesmo lado em 2024. Isso pode acontecer sim, pois o governador está querendo ter os deputados estaduais do União Brasil do seu lado na Alesc por conta da dificuldade que está tendo com a bancada do PL no parlamento catarinense.

Apesar de Dário Berger (PSB) estar animado em voltar a disputar a Prefeitura da Capital, ainda que tenha o apoio dos partidos de esquerda, ficaria difícil tirar do atual prefeito a sua reeleição.

Mas essas negociações todas estão em curso e, para que essa super chapa se torne uma realidade, muita gente terá que abrir mão de algumas vontades para que todos saiam ganhando.

Caso contrário, se insistirem em sair separados, a previsão de uma vitória fácil de Topázio no ano que vem fica mais difícil, já que a esquerda se mostrou forte na Capital em 2022 e pode surpreender, mesmo o prefeito fazendo uma boa administração.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais