No dia 3 deste mês o ex-governador Carlos Moisés (Republicanos) esteve no aniversário do assessor da presidência da Câmara de Vereadores de Florianópolis e lá praticamente selou o apoio do seu partido a reeleição do prefeito Topázio Silveira Neto (PSD).
No evento, o encontro foi com o secretário da Casa Civil da Capital, Carlos Eduardo Souza Neves (Mamute), e naquela ocasião ficou tudo bem encaminhado, faltando apenas os ajustes para que os dois partidos consigam alinhar as suas necessidades políticas.
Esse encontro colocou o governador Jorginho Mello (PL) numa sinuca de bico, pois não se sabe se ele entrará nessa coligação que muito provavelmente terá Moisés.
E a proximidade que Moisés tem com o seu ex-chefe da Casa Civil e atual presidente estadual do PSD, Eron Giordani, pode aproximar o Republicanos também da candidatura à reeleição do prefeito João Rodrigues (PSD).
Na apresentação da nova executiva municipal de Chapecó do partido de Moisés, as lideranças do PSD prestigiaram a posse do ex-prefeito da cidade, Nemésio da Silva, que vai tocar o Republicanos no município mais importante do Oeste.
No encontro, o partido apresentou também a sua nominata que vai disputar a eleição para vereador e praticamente encaminhou a participação na coligação com o PSD.
Essa parceria deve render bons frutos para ambos, pois Carlos Moisés pretende concorrer à Prefeitura de Tubarão e vai precisar do apoio de uma legenda forte como o PSD, e o PSD precisa de muitos aliados para poder disputar a queda de braço com o PL de Jorginho Mello não só em 2024, mas principalmente em 2026.
Então o Republicanos e o PSD devem sim estarem no mesmo barco em muitas cidades de Santa Catarina nas eleições municipais de 2024, mas o foco de ambos é maior para 2026.
O PSD não esconde que quer voltar a comandar o Governo do Estado e Carlos Moisés tem o desejo de assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa, pois foi de lá que saiu a pior fase do seu governo e ele pretende mostrar que o mundo dá voltas.
Sem contar que o maior adversário das duas legendas é o mesmo e eles, para derrotar o PL, vão unir o útil ao agradável.