Portal Making Of

Falta alguém entre os indicados ao Oscar de Melhor Ator

Willem Dafoe em muitas versões (Foto: Divulgação)

Acabo de assistir a “ Dentro” (Inside), do diretor Vasilis Katsoupis, disponível no Prime Vídeo. Nem o fato do filme ter desagradado a crítica explica a ausência de Willem Dafoe na lista de concorrentes ao Oscar. Ele fica 90% do tempo sozinho, na pele de Nemo, um ladrão de obras artes, abandonado pelos comparsas quando o roubo dá errado. Preso pelo aparato tecnológico de segurança na cobertura de um prédio luxuoso, Nemo precisa lutar pela sobrevivência, enquanto tenta achar uma saída.

Cercado de obras de artes caríssimas, faltam a Nemo coisas básicas como comida e água. Para piorar, o sistema de controle de temperatura ora sobe a 40°, ora desce a 0°. Sabemos pouco a respeito dele, não há flashbacks de sua vida, e outros raros personagens aparecem rapidamente no vídeo interno de segurança ou em sonho/delírio.

A crítica não aprovou a direção de Katsoupis, o público esperava outra coisa ( mais ação talvez ?). Eu não achei ruim, embora – pela premissa – pudesse ter rendido mais. Mas, senhoras e senhores, Willem Dafoe mostra que tem o teatro na sua base como intérprete. Quantos atores poderiam segurar uma hora e meia de filme, sozinhos, e praticamente sem texto? Aos poucos, vamos vendo o personagem se desestruturando e Willem entrega tudo, sem exageros. Mas, a Academia não o achou digno de estar ao lado de Cillian Murphy, Paul Giamatti, Bradley Cooper, Colman Domingo e Jeffrey Wright na corrida ao Oscar de Melhor Ator este ano.

 

Um ator subestimado

Willem Dafoe já foi indicado ao Oscar quatro vezes, uma como melhor ator e três como ator coadjuvante. Não ganhou nenhuma. Apesar de seu imenso talento e de fazer escolhas que variam do cult –  como “O Farol” – ao popular – como o vilão de “O homem aranha”- ele costuma ser esnobado nas premiações. Seu rosto marcado, expressivo, e seus dentes separados, o levam a virar meme e motivo de piada. Isso parece diminuir a seriedade e o empenho com que carrega cada papel. Achei que sua interpretação em “ Inside” poderia redimir a Academia dessa falha, mas ainda não vai ser dessa vez. Daqui a pouco, Dafoe entrega outra interpretação grandiosa e aí, quem sabe? Torçamos.

 

________________________________________

Destaques nas plataformas

 

FILMES

Três cinebiografias de artistas brasileiros estão disponíveis no Telecine/Now:

Mussum, o filmis – direção: Silvio Guindane – 2023

O vencedor do Kikito, no Festival de Cinema de Gramado, conta a vida e trajetória do humorista e música Antonio Carlos Bernardes Gomes, conhecido como Mussum. Ailton Graça, no papel título, recebeu vários prêmios pela atuação.

 

Meu nome é Gal – direção: Dandara Ferreira, Lô Politi – 2023

Sophie Charlotte é a intérprete da baiana Gal Costa, uma das maiores cantoras brasileiras da história. O filme mostra Gal, aos 20 anos, mudando para o Rio de Janeiro, onde integraria com os amigos  e conterrâneos Caetano Veloso, Gilberto Gil e Maria Bethânia, o movimento Tropicália.

 

Nosso Sonho – direção: Eduardo Albergaria – 2023

O filme mostra a trajetória de Claudinho & Buchecha, a dupla de maior sucesso do funk melody brasileiro. De origem humilde, a amizade  do dois se transforma em força de superação e conquista.

________________________________________

SÉRIES

The New Look – 10 episódios – Apple TV

Essa super produção mostra como os ícones da moda Christian Dior, Coco Chanel, Pierre Balmain e Cristóbal Balenciaga  enfrentaram o período da Segunda Guerra Mundial,  enquanto revolucionavam as tendências da moda. Filmada em Paris, a série traz um elenco luxuoso: Juliette Binoche, Maisie Williams, John Malkovich e Glenn Close, entre outros.

 

Casamento às cegas – USA – 6ª temporada – Netflix

O reality mais popular da Netflix  chega em sua 6ª temporada USA. Em breve, a plataforma entrega  também a nova temporada brasileira. Pra quem gosta do formato, um prato cheio…

________________________________________

Documentário real crime

Amante, stalker e mortal – 2023 – EUA

Mesmo quem não costuma ver casos de crimes reais, poderá curtir essa história. Um mecânico, recém divorciado, resolve procurar companhia num aplicativo de namoro. Conhece uma mulher e tem um breve romance com ela. Depois começa um relacionamento com outra. Um dia, as duas se encontram na casa dele. Logo depois, o mecânico começa a receber mensagens ameaçadoras da segunda amante que passa a infernizar também a vida da primeira. Mas, há surpresas pelo caminho ( sem spoiler, gente!). Esse caso é tão absurdo que, certamente, vão fazer um filme baseado nele, logo, logo.

________________________________________

DESTAQUE NOS CINEMAS

Dias perfeitos – direção: Wim Wenders – 2023

O diretor alemão, Wim Wenders, é responsável por algumas obras-primas dos anos 80/90, como ‘ Asas do Desejo’, ‘ Paris, Texas’ e ‘Buena Vista Social Club’. ‘ Dias perfeitos’, realizado no Japão, chega com o selo de ser seu melhor trabalho em muitos anos e de ter concorrido ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Kôji Yakusho levou o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes no papel de Hirayama, um homem simples e metódico que ganha a vida, limpando banheiros públicos em Tokyo. Mas, ele não curte a vida agitada da cidade, prefere estar com seus livros, com a música e a fotografia. Aos poucos, a trama vai desvendando histórias do seu passado ( veja o trailer).

Em Florianópolis, ‘ Dias Perfeitos’ pode ser visto no Paradigma CineArte, SC-401.

________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução 

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: