Portal Making Of

A importância do último episódio para tornar uma série inesquecível

Jodie Foster e Kali Reis na escuridão do Alasca (Foto: Divulgação)

Há muitos exemplos de séries que mantiveram o interesse do público durante várias temporadas, mas não conseguiram entregar um final satisfatório. Aliás, quanto melhor a produção, mas se cobra dela um final à altura. Uma das melhores séries de todos os tempos [para mim a melhor, sabe disso quem acompanha a coluna], ‘ Os Sopranos’ frustrou os fãs que acompanharam as desventuras do chefão mafioso, Tony Soprano, vivido pelo saudoso James Gandolfini. Na última cena, ele e a família jantam em uma cantina quando vemos alguns homens mal encarados se aproximarem do restaurante. É apenas isso. Outra série maravilhosa, ‘Mad Men’, dividiu opiniões quando o protagonista, o publicitário Don Drapper, é visto em um retiro espiritual e do rosto dele, a cena corta para um anúncio da Coca-Cola. O criador da série, Matthew Weiner, teve que explicar o final em entrevistas posteriores. E que dizer da conclusão do seriado mais popular da história da TV, ‘ The Game of Thrones’? O final frustrou os milhões de  fiéis seguidores das oito temporadas da guerra dos tronos, baseadas nos livros de George R R Martin.

Tudo bem, nenhuma dessas séries caiu no esquecimento. Ainda são lembradas como algumas das melhores produções  para televisão no mundo. Mas, imaginemos se tivessem entregado um desfecho tão perfeito quanto o seu desenvolvimento ? Este ano tivemos algo assim: ‘Succession’, a série mais premiada dos últimos anos, entregou uma última temporada e um desfecho espetaculares. Posso apontar outras duas ótimas que  também não decepcionaram no fim: ‘ Breaking Bad’ e ‘ Peaky Blinders’.

Essas lembranças brotaram depois de eu ver o último episódio de ‘ True Detective- Terra Noturna’( HBO Max) esta semana. A antologia foi toda boa, mas essa quarta temporada junta-se à primeira – com Matthew McConaughey e Woody Harrelson – no ranking das melhores. Passada no Alasca, mas filmada na gélida Islândia , ‘Terra Noturna’ , com Jodie Foster no papel da dura detetive Liz Danvers, tornou-se também a temporada de maior audiência de ‘ True Detective’. As gravações não foram fáceis porque a história se passa durante o período conhecido como noite polar, quando h não se vê a luz do dia no lugar durante dois meses. Houve quem reclamasse de um mistério deixado sem resposta no desfecho, mas isso fez parte do charme de um suspense da qualidade de ‘ Terra Noturna’. A maioria gostou, mas alguém importante foi na contramão: o criador da série, Nic Pizzolatto, falou muito mal dessa quarta temporada que foi a única não roteirizada por ele.

Mas, voltando ao que interessa: você, leitor, ficou decepcionado com alguma série do coração? Tem algum final favorito? Conta aqui.

____________________________________

Novidades

Xógum – A gloriosa saga do Japão – 1° episódio –  Star+

Finalmente, chega terça-feira (27), o primeiro episódio da série histórica baseada no clássico da literatura de  James Clavell. ‘Xógum’ já tinha sido adaptado para a TV, em 1980, com enorme sucesso, marcando a carreira de Richard Chamberlain e Toshiro Mifune. A trama acompanha o herói britânico John Blackthorne, um marinheiro que se transforma em samurai. Visto inicialmente com desconfiança por ser um forasteiro, Blackthorne é usado pelo líder japonês Toranaga  para chegar ao topo da cadeia de poder , posto também conhecido como Shōgun. Nesse remake os papéis principais ficaram a cargo de Cosmo Jarvis (conhecido também como músico) e Hirouyki Sanada (de O último Samurai). Veja o trailer.

 

Holocausto brasileiro –  direção: Daniela Arbex, Armando Mendz – 2016- Netflix

A palavra que vem causando tanta celeuma na mídia, inspirou também o título desse documentário, baseado no livro homônimo da diretora, a jornalista Daniela Arbex. Ele retrata as condições desumanas enfrentadas pelos pacientes do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Barbacena, conhecido como Colônia, em Minas Gerais, entre 1960 e 1980. Mais de sessenta mil mortes foram registradas no local que era um verdadeiro inferno para pessoas marginalizadas como homossexuais, prostitutas, mães-solo, meninas violentadas por patrões, pessoas em situação de rua e mulheres que tinham perdido a virgindade antes do casamento. Muito menos que um hospital, a Colônia era um centro de tortura e indignidade.

____________________________________

Destaques nas salas de cinema

Zona de Interesse – direção de Jonathan Glazer – 2024

Sinopse: o filme  é um retrato impactante de uma família nazista vivendo nas proximidades de Auschwitz. No filme, Rudolf Höss (Christian Friedel), o comandante de Auschwitz, e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller), desfrutam de uma vida aparentemente bucólica em uma casa com um jardim ao lado do campo de concentração. (Em Flops, no Cine Paradigma- SC-401)

 

Ferrari – direção: Michael Mann – 2024

Sinopse: Em 1957, nos bastidores da Fórmula 1, o ex-piloto Enzo Ferrari está em crise. A falência assombra a empresa que ele e a esposa, Laura, construíram uma década atrás. Seu casamento instável é ainda mais abalado pela perda do único filho do casal e o relacionamento com Lina Lardi. Ele decide contrapor essas perdas apostando tudo em uma corrida – a icônica Mille Miglia, na Itália.

O papel de Enzo Ferrari não coube a um ator italiano, mas ao norte-americano  Adam Driver. Ao lado dele está Penélope Cruz , Patrick Dempsey e também o brasileiro Gabriel Leone, no papel do piloto Alfonso de Portago, um aristocrata espanhol que foi destaque na Ferrari em 1957. (Em Flops,  em cartaz no Open Shopping – Rio Tavares)

____________________________________

Curtas

  • Boas notícias para os fãs de duas séries que bombaram este ano: a brasileira ‘Cangaço Novo’ [Prime] e a espanhola ‘ Berlim’ [Netflix] acabaram de ser renovadas para mais uma temporada.

 

  • E se cada integrante dos Beatles ganhasse um filme sobre sua vida? O projeto ousado é do diretor Sam Mendes, junto com a Sony. Os quatro filmes seriam interligados e estreariam na mesma época em 2027. Mendes, oscarizado por ‘Beleza Americana’, vai ser também produtor da antologia. É o tipo do projeto para glorificar ou derrotar qualquer cineasta.

 

  • ‘Oppenheimer’ arrasou em mais um prêmio importante, o BAFTA, da Academia Britânica de Cinema. Das 13 categorias a que concorria no BAFTA , o filme de Christopher Nolan levou sete.

 

  • E dia 24/02 sai o resultado do 30º SAG – Screen Actors Guild, a última premiação antes do Oscar. ‘Oppenheimer’ e ‘Barbie’ estão indicados em quatro categorias cada um. Na categoria séries, a favoritíssima é ‘ Succession’. A cerimônia de entrega será transmitida pela Netflix. Entre os apresentadores estão Jennifer Aniston e Idris Elba

____________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução 

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: