A Semrush, plataforma de gerenciamento de visibilidade online, levantou as principais redes sociais e apps usados pelos brasileiros com base no volume de buscas no último ano.
De setembro de 2020 a setembro de 2021, o pódio das três mídias mais pesquisadas foi marcado pelo Youtube em primeiro lugar, que roubou a cena com quase 70 milhões de pesquisas. Apesar de não ser uma rede social de relacionamento, o Youtube é a plataforma mais utilizada pelos usuários pelo dinamismo, acessibilidade e pluralidade de conteúdos.
O trio de queridinhos Facebook, Instagram e Whatsapp, do famoso Mark Zuckerberg, emplacou o segundo, terceiro e quarto lugar no ranking com milhões de buscas. Outras mídias como LinkedIn e Telegram também aparecem como os aplicativos mais pesquisados no Brasil.
Youtube – 69,161,538
Facebook – 62,484,615
Instagram – 29,553,846
Whatsapp – 13,675,385
Twitter – 11,375,385
Pinterest – 7,444,615
Linkedin – 3,038,462
Telegram – 1,811,538
Hangouts – 132,077
Snapchat – 118,115
Mas será que as mesmas redes sociais que usamos são utilizadas lá na gringa? O levantamento da Semrush também apontou a lista de mídias mais buscadas nos Estados Unidos, no mesmo período. O Whatsapp, que está na 4ª posição entre os mais usados no Brasil, aparece em 7º lugar nos Estados Unidos. Entre os estadunidenses, se destacam outras plataformas como Twitter onde é possível reclamar postar com poucos caracteres; Pinterest, repleto de belas imagens sem nenhuma discussão e LinkedIn, que é a plataforma onde todos postam quando iniciam ou encerram mais um ciclo profissional.
Facebook – 164,076,923
Youtube – 164,076,923
Instagram – 28,707,692
Twitter – 16,723,077
Pinterest – 9,186,154
Linkedin – 9,035,385
Whatsapp – 1,906,154
Snapchat – 1,722,308
Hangouts – 621,846
Telegram – 553,615