Portal Making Of

Conheça dez mulheres incríveis que palestram no RD Summit 2022

Reprodução/Divulgação

Mulheres empreendedoras estão em todas as esferas do mercado e ampliando o protagonismo em números e visibilidade. É um trabalho que vem de anos e as economias que se apoiam na igualdade de gênero tendem a entregar produtos mais diversos, que consequentemente atingem um público mais amplo.

Tendo isso em mente, o maior evento de marketing e vendas da América Latina, o RD Summit, garantiu a presença de 40% de mulheres entre os palestrantes.

Em seus cargos nas engenharias, comunicação ou ciência, elas se tornaram referência para outras mulheres e inspiram pessoas no Brasil e no mundo. Conheça abaixo dez delas que são imperdíveis para acompanhar.

O RD Summit ocorre entre os dias 26 e 28 de outubro, em Florianópolis, e os ingressos  estão disponíveis no site do evento.

 

Conheça as palestrantes

A relevância do conteúdo produzido pela comunicadora e criadora Gabi Oliveira é reconhecido internacionalmente, com prêmios e compensações como o Fundo Vozes Negras, destinado pelo YouTube para 132 criadores negros que são referência no mundo. A influenciadora, que tem mais de 1 milhão de seguidores nas redes sociais, fala de negritude, culinária, dia a dia e inovação. A palestra que Gabi fez para o TEDx, intitulada “Um novo olhar sobre a pessoa negra; novas narrativas importam”, já alcançou mais de 200 mil visualizações.

Ana Minuto é Master Coach e Head Trainer. A empreendedora atua como CEO da Minuto Consultoria e criou uma metodologia específica para desenvolver as habilidades de pessoas negras. “Vejo esse conjunto de desafios que o negro tem, até mesmo para comprar do próprio negro porque ele não se reconhece. Tem todo um trabalho de reorganização e de mudança de paradigmas”, explica Minuto em sua apresentação no Canal Preto, no YouTube. A empreendedora também co-criou o Potências Negras Summit, evento online de carreira que atingiu mais de 6 milhões de pessoas.

Uma das 20 Mulheres mais Poderosas do Brasil Segundo a revista Forbes, Nina Silva é formada em administração e está há mais de 20 anos como executiva no mercado de tecnologia, em empresas dentro e fora do país. Também é CEO e fundadora do Movimento Black Money, uma plataforma que oferece serviços, vagas, cursos e capacitação em tecnologia para pessoas negras.

Martha Gabriel é considerada uma das principais pensadoras digitais do Brasil. Sua atuação é multidisciplinar, com diplomas de Futurista pelo IFTF (Institute For The Future), engenheira (UNICAMP), pós graduada em Marketing (ESPM) e design (Belas Artes), mestre e PhD em artes pela ECA/USP e formação executiva pelo MIT Sloan. Além de estar como professora de Inteligência Artificial na PUC de São Paulo, é uma das principais keynotes do RD Summit em 2022.

Jaqueline Goes ganhou repercussão em 2020, quando foi protagonista na equipe que realizou sequenciamento genético do coronavírus, nos primeiros casos da COVID-19 na América Latina. Ela também chega em Florianópolis, Santa Catarina, para palestrar no evento. É considerada um dos expoentes nas ciências da saúde e recebeu da Forbes a nomeação como uma das 20 mulheres de sucesso de 2022 no Brasil. E, como representatividade importa, ela é inspiração e dá nome à primeira boneca Barbie brasileira, negra e cientista, lançada em 2022.

Primeira atriz cadeirante a fazer uma novela no Brasil, Tabata Contri também é consultora de inclusão. Formada em marketing, ela realiza treinamentos com foco em inclusão socioeconômica de pessoas com deficiência há mais de 10 anos. Sua atuação se dá, principalmente, a partir das atividades do Grupo Talento Incluir. Por meio dele, são oferecidas soluções estratégicas para incluir pessoas no Brasil e na América Latina.

Amanda Graciano é economista, mentora, professora e uma das Top Voices do LinkedIn. Sua jornada é voltada para a transformação de organizações com o uso de novas tecnologias e mudança para a cultura digital. É sócia da Fisher Venture Builder, instituição na qual é responsável pela gestão do relacionamento com corporações, na busca por democratizar o acesso à inovação para todas as empresas brasileiras. Em 2021 entrou na lista de 50 pessoas criativas da revista Wired, a maior revista de tecnologia nos Estados Unidos.

O Instituto Feira Preta criou coletivamente o maior festival de cultura negra da América Latina  com shows, stands e produtos em vários pontos da cidade de São Paulo e tem a palestrante do RD Summit, Adriana Barbosa, como uma entre seus principais fundadores. Protagonista em assuntos de diversidade, a empreendedora é reconhecida pelo  MIPAD – ação da ONU pela Década das Pessoas de Descendência Africana -, como uma das 40 negras mais influentes do mundo. Além disso, Barbosa é CEO do Preta Hub.

April Dunford é especialista em posicionamento de produtos e considerada, inclusive, a maior do mundo em sua área de atuação. A norte-americana trabalha com empresas de tecnologia em rápido processo de crescimento, articulando o valor que os produtos oferecem aos clientes. Dunford é fundadora da Ambient Strategy e autora do best seller “Obviously Awesome: How to Nail Product Positioning so Customers Get It, Buy It, Love It”.

Amanda Costa é formada em Relações Internacionais e se dedica ao ativismo ambiental em diversas frentes: como jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundadora do Instituto Perifa Sustentável, no qual também é diretora executiva. Em sua biografia do Instagram, ela define sua atuação: “Escurecendo a agenda climática”. Isso, a jovem faz ao levantar temas como o racismo ambiental e aquecimento global. Brasileira, Amanda é reconhecida pela lista #Under30 da revista Forbes.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais