Portal Making Of

O Globo de Ouro, estreias da semana e a nova seção ‘O som da tela’

Assassinos da lua das flores, Barbie e Oppenheimer disputam o Globo de Ouro (Foto: Divulgação)

Onde ver os concorrentes ao Globo de Ouro

Esta semana começam as premiações dos melhores filmes e séries de 2024. Quem puxa a fila é o Globo de Ouro, tentando com outra administração e em nova emissora, a CBS, limpar sua imagem depois de polêmicas e denúncias até de suborno. Vamos ver se o Globo de Ouro consegue recuperar a importância que já teve no passado.

Enquanto você aguarda a cerimônia do próximo domingo, 7,  é possível conferir alguns dos indicados ( nem todos chegaram ao Brasil) . Por enquanto, o que se sabe é que a cerimônia será transmitida pelo canal Paramount+.

Aqui, a lista dos concorrentes nas principais categorias (nem todos disponíveis em streaming). Façam suas apostas.

 

Filmes

Oppenheimerdireção de Christopher Nolan – TELECINE (liberado p/assinantes)

Assassinos da Lua das Floresdireção de Martin Scorsese – TELECINE (para alugar)

Maestro –  direção de Bradley Cooper – NETFLIX (liberado)

Barbie –  direção de Greta Gerwig – HBO MAX (liberado)

Pobres criaturas –  direção de Yorgos Lanthimos

American Fiction –  direção de Cordon Jefferson

Os rejeitados –  direção de Alexander Payne

May December –  direção de Todd Haynes

_________________________________________________________________

Novidades nas plataformas

Sociedade da neve – direção: Juan Antonio Bayona – Uruguai-Espanha-Chile – Netflix

Mais uma versão do drama real de 1972, quando o time de rúgbi do Uruguai  rumo ao Chile, sofreu um desastre aéreo na Cordilheira dos Andes. Apenas vinte e nove dos quarenta e cinco passageiros sobreviveram à queda e, isolados em um local totalmente hostil, eles tiveram que tomar decisões difíceis para se manterem vivos até o possível resgate. O que marcou o grupo pelo resto da vida foi terem comido carne humana para alimentar-se, mas o livro no qual o filme se baseia deixa claro que os sobreviventes não partiram para a barbárie, mantendo-se solidários uns com os outros.  “Sociedade da Neve” é o representante da Espanha na categoria Filme Internacional no Oscar de 2024.

Em 1992, a história foi contada no filme “Vivos”, estrelado por Ethan Hawke.

 

Gran Turismo – De jogador a corredor – direção: Neill Blomkamp-2023

Mais um filme “baseado em fatos”, com uma história é surpreendente o suficiente para parecer ficção. Ela segue a trajetória de Jann Mardenborough, um gamer  de PlayStation que acaba saindo do virtual para a pilotagem de carros reais. Ele tinha 19 anos quando venceu uma competição do jogo Gran Turismo, organizada pela Sony. O prêmio era correr pela Nissan em pistas de verdade. Apesar da contrariedade do pai, um ex-jogador de futebol, Jann segue seu sonho e acaba ganhando até em Le Mans. Um trágico acidente, deslocado no tempo pelo roteiro, marcou a vida de Mardenborough e provocou críticas ao filme. Mas, é uma história redondinha que acaba nos fazendo torcer pelo garoto que virou piloto profissional. Archie Madkewe , visto no recente e polêmico “Saltburn”, interpreta Jann, mas o nome mais conhecido do elenco é o de Orlando Bloom, como o executivo da Sony.

 

Berlim – série –  8 episódios – Netflix

Esse spin-off ( derivação de outra série ) é para os fanáticos por ‘ La casa de papel’ –  são muitos, mas não me incluo aí – matarem as saudades. O foco agora, como mostra o título, é no personagem Andrés de Fonollosa, o Berlim, interpretado por Pedro Alonso. Ele é o líder de um plano bilionário para roubarem jóias de um leilão, mas acaba se distraindo ao apaixonar-se pela mulher errada. Para quem começa a história super infeliz por ter acabado de se divorciar pela terceira vez, Berlim recuperou-se bem rapidamente. ‘ Berlim” é o que chamam de ‘prequel’, ou seja, algo que aconteceu antes da trama da série-mãe. Obs.: Como costuma acontecer com os aficionados por alguma produção, muitos fãs de LCDP fizeram mil críticas ao spin-off. Apesar de tudo, é muito provável que “Berlim” ganhe uma segunda temporada.

 

Irmãos Sun – série – Netflix

O que acontece quando uma família taiwanesa com origem nas gangues de Taipei precisa trocar completamente de vida e se muda para Los Angeles após uma tragédia ? A trama acompanha Bruce , um jovem universitário que não recorda quase nada de sua infância em Taiwan até que um dia um irmão aparece na porta dele. Ele é Charles, criado pelo pai, um chefe da máfia de Taipei de quem seguiu a atividade criminosa. Quando o patriarca é gravemente ferido por um rival, Charles vai para os Estados Unidos para proteger a mãe, Eileen e ensinar os negócios da família para o caçula. O principal nome do elenco é a ganhadora do Oscar de Melhor Atriz de 2022, Michelle Yeoh, que interpreta Eileen.

_________________________________________________________________

O SOM DA TELA

Vamos conversar sobre o som da tela e, claro, também da telinha? Todo mundo reconhece a importância da trilha sonora em um filme ( na foto acima, Ennio Morriconne, um dos maiores compositores d ahistória do cinema). A música ajuda a contar a história e tornou-se uma categoria prestigiada em todos os prêmios anuais do cinema. As trilhas criadas especificamente para  programas de televisão parecem não ter a mesma relevância ou será apenas impressão minha? Elas até têm certo espaço no Primetime Emmy Award for Outstanding Original Music and Lyrics, prêmio concedido anualmente pela Academy of Television Arts & Sciences, à melhor música original. Não participam, porém, da cerimônia principal como acontece com os filmes. No Grammy, a categoria Mídia Visual engloba quase tudo de banda sonora no mesmo saco, mas agora a Academia de Gravação dos Estados Unidos criou uma especialmente dedicada às trilhas sonoras de … videogames. Apesar desse “menosprezo”, trilhas sonoras de séries levaram muitos artistas ao sucesso. Não por acaso, canções de abertura deixaram sua marca na nossa memória. Abaixo, uma das minhas favoritas.

 

Alabama 3 – Woke Up This Morning – Canção Tema da série ‘Os Sopranos’

Bem, vocês até podem dizer “lá vem a colunista de novo com a tal de ‘ Os Sopranos’”, mas olhem, eu nunca pulava a abertura de tanto que gostava de ver o James Gandolfini/Tony Soprano, dirigindo por Nova Jersey, ao som de “Woke up this morning”.

You woke up this morning
Got a blue Moon in your eyes
You woke up this morning
Got a blue Moon in your eyes

Você acordou esta manhã
Com uma lua triste em seus olhos
Você acordou esta manhã
Com uma lua triste em seus olhos…

________________________________________________________________________

*Fotos: Divulgação/Reprodução

 

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: