Portal Making Of

A hora da verdade para Barbenheimer e os lançamentos da semana

O duelo Barbie versus Oppenheimer continua (Foto: Divulgação)

Tudo começou como uma brincadeira na internet, mas acabou virando uma rivalidade séria. O lançamento de dois filmes tão diferentes no mesmo dia, “Barbie” e “Oppenheimer”, acabou gerando o meme “Barbenheimer” – ou Oppenbarbie – e agora, eles se enfrentam nas premiações. A julgar pelos resultados do Globo de Ouro , no último domingo, “Oppenheimer” não está para brincadeira. A cinebiografia do criador da bomba atômica arrematou cinco prêmios principais: melhor filme de drama, direção para Christopher Nolan ,  melhor trilha sonora,melhor ator para Cillian Murphy e o merecidíssimo prêmio de melhor ator coadjuvante para Robert Downey Jr . Já as várias indicações para a versão politicamente correta de ‘Barbie’ não se converteram em muitas vitórias. Indicado em nove categorias, o filme de Greta Gerwig venceu em apenas duas, melhor canção original e a recém-criada categoria de realização cinematográfica e  bilheteria.

Mas calma lá, fãs de “Barbie”: no próximo domingo (14) tem o Critics Choice Awards  e segunda-feira (15) tem a entrega do Emmy Awards. Quem sabe, nessas duas premiações, bem mais importantes que o Golden Globe, a loirinha se saia melhor. A ver.

Obs: No dia 23 sai a lista dos indicados ao Oscar 2024 e, certamente, “Oppenheimer” e “Barbie” vão estar nela.

________________________________________________________________________

Semana fraca em lançamentos nas plataformas

 

True Detective –  Terra Noturna – 8 episódios –  HBO/HBO Max

Em uma semana fraca de estreias, o grande destaque acaba sendo a quarta temporada da antologia “True Detective”. Dessa vez, a trama se passa no Alasca – já notaram que está virando clichê filmarem suspenses em terras geladas ? – com duas investigadoras bem diferentes entre si. Uma delas é Liz Danvers, interpretada por Jodie Foster, a outra é a nativa Evangeline Navarro , vivida por Kali Reis tentando decifrar um terrível crime: após oito homens desaparecerem de uma estação de pesquisa, ao menos cinco deles são encontrados congelados em um misterioso bloco de gelo. A única pista encontrada no local é um papel com o símbolo espiral Carcosa.

 

 

Tornando-se Frida Khalo – série documental –  03 episódios – Star+

A vida e obra da artista mexicana, Frida Khalo, não param de render produções para alegria de seus milhões de admiradores ao redor do mundo. Nessa minissérie documental britânica, a promessa é de mostrar a verdadeira Frida. Não é pouca coisa diante de uma personalidade tão extraordinária. A sinopse explica tratar-se de “um olhar sobre o mundo de Frida Kahlo, revelando uma artista movida pela política, poder, sexo e identidade, com seu caso de amor épico com o artista Diego Rivera no centro de tudo”.

 

 

Nostalgia – direção: Mario Martone – 2022 – Cine Belas Artes a la Carte

Baseado na obra homônima do escritor italiano Ermanno Rea, o filme acompanha a história de Felice Lasco , um homem que, depois de passar quarenta anos longe de casa, dividindo seu tempo entre o Egito e o Líbano, decide retornar ao lugar onde nasceu: o bairro de Sanità, no centro de Nápoles, Itália. Ao voltar , Felice acaba redescobrindo os lugares onde costumava andar há muito tempo,  conhece alguém que o ajudará a relembrar os antigos códigos do bairro, sendo completamente tomado por um passado que o devora. O protagonista é Pierfrancesco Favino, um dos mais populares atores italianos de cinema e séries como’ Suburra’ e ‘Marco Polo’.

 

 

Meu nome é Gal e Nosso Sonho-  2023 – Telecine

Duas cinebiografias de artistas da música brasileira chegam ao streaming.

“Meu nome é Gal” mostra como a cantora baiana e seus parceiros enfrentaram a dificuldade de serem vanguardistas em meio ao conservadorismo e à violência durante a ditadura militar no Brasil. Sophie Charlotte interpreta Gal, ao lado de Fábio Assunção e Luís Lobianco.

Já “Nosso Sonho” mostra os desafios enfrentados pela dupla Claudinho e Buchecha para chegarem ao estrelato no final dos anos 1990. A trama foca também na dor da perda de Claudinho, que morreu durante um acidente de carro, em 2002. O título vem de um dos maiores sucessos da dupla.

 

TOKYO VICE VEM AÍ…

Oba! A HBO liberou trailer e data de estreia da segunda temporada de ‘ Tokyo Vice’, uma das melhores séries da plataforma no gênero drama/criminal. O jovem repórter, interpretado pelo carismático Ansel Elgort, enfrenta a Yakusa. Os dois primeiros episódios serão disponibilizados no dia 08 de fevereiro, e depois, um a cada semana. Espia o trailer oficial.

________________________________________________________________________

O SOM DA TELA – II

Bella Ciao – autor desconhecido

Nem só de músicas originais vivem as trilhas sonoras das séries. Canções antigas voltaram a fazer sucesso graças a sua inserção nas produções seriadas de TV. No caso de “ La casa de papel” foi uma bem antiga  mesmo e de autor desconhecido. “ Bella Ciao”, marca registrada da série espanhola, é a famosa canção italiana símbolo da resistência antifascista durante a Segunda Guerra Mundial. O arranjo ficou tão bonito que é impossível não se comover ouvindo esse hino à liberdade (veja o vídeo abaixo). Mas, prepara-se, você vai ficar cantarolando oi, bella ciao, bella ciao,ciao, ciao… o dia inteiro.

_________________________________________________________________

Homenagem: os 20 anos da morte de Rogério Sganzerla

O Diário Catarinense e a NSC Total fizeram uma merecida homenagem ao cineasta Rogério Sganzerla, em bela reportagem da jornalista Angela Bastos. Catarinense de Joaçaba, Sganzerla foi um expoente do cinema marginal e uma voz transgressora durante os tempos duros da ditadura militar no Brasil. Seu “O Bandido da luz vermelha” (1968) é referência do movimento, mas o diretor – morto aos 57 anos, em 9 de janeiro de 2004, após um câncer no cérebro – deixou mais vinte filmes. Vários deles estão disponíveis na plataforma MUBI.

Parabéns ao jornal por ter lembrado do cineasta que merece ser apresentado às novas gerações, acostumadas apenas com os super heróis da Marvel!

________________________________________________________________________

THE END

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: