Portal Making Of

Depois do ataque a creche de Blumenau prefeito João Rodrigues sugere sirenes em unidades escolares

A partir de segunda-feira vigias de praças e prédios públicos da Prefeitura de Chapecó e Guardas Municipais serão remanejados para reforçar a segurança nas creches e escolas da Rede Municipal de Ensino.

A medida foi anunciada pelo prefeito João Rodrigues em reunião com os vigias e guardas, realizada na manhã desta quinta-feira, 6, no auditório da Prefeitura Municipal.

Das 84 unidades de ensino, 22 já têm vigias, mas a intenção é que todas sejam contempladas e as maiores terão vigia e guarda.

“Temos que priorizar a proteção de nosso maior patrimônio, que são nossos filhos e nossos netos. Convocamos vocês para cumprirem essa missão temporariamente, até que nós possamos contratar 100 coordenadores de segurança em escolas, preferencialmente entre policiais aposentados. Também vamos chamar mais 40 guardas municipais aprovados no concurso”, disse o prefeito.

Outra medida tomada pelo prefeito João Rodrigues será a compra de 100 detectores de metal manuais que ficarão à disposição dos Guardas Municipais para serem usados em situações suspeitas.

SIRENE E BOTÃO DO PÂNICO

Antes da reunião com os guardas e vigias, também foi realizado uma reunião com representantes das escolas particulares, Secretaria de Educação do Município e Secretaria de Estado da Educação.

Foi sugerido que as escolas reforcem suas medidas de segurança, seja com a contratação de profissional, reforço no cercamento, controle mais rigoroso da entrada e também dos visitantes, implantação de sirene para acionar socorro da vizinhança e “botão do pânico”, para chamar empresa de segurança privada, Polícia Militar e Polícia Civil.

O prefeito pediu aos vereadores, especialmente ao presidente da Câmara, Fernando Cordeiro, que dê agilidade na tramitação do projeto.

O coordenador de Segurança Pública de Chapecó, Márcio Bueno, informou que dois profissionais de São Paulo, um deles do GATE da PMESP, estarão em Chapecó no final de abril para fazer uma palestra orientando os professores de escolas do município.

Entre os dias 25 a 29 de abril eles também farão um treinamento para a Guarda Municipal com o objetivo de capacitá-los nos atendimentos em caso de ataque à escola.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais