Portal Making Of

Deputado Estadual do PL defende nome de consenso para a presidência da Assembleia

Mesmo de férias no continente asiático, o deputado e líder da bancada do PL na Assembleia Legislativa, Ivan Naatz, continua conversando com o governador Jorginho Mello e com os demais deputados Liberais para que se chegue a um nome de consenso para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado.

“Nós acreditamos que em poucos dias o deputado Zé Milton consolide sua condição de presidente. Porém, se nem ele nem Mauro conseguirem a maioria em breve, a solução será buscar um outro nome de confiança entre os deputados que agrade o parlamento, a base e o governo”, comentou Ivan Naatz.

A fala do deputado surge depois da primeira conversa que o governador Jorginho Mello teve com a direção do MDB sobre a entrada do partido no governo. Naatz acredita que o assunto da presidência da Alesc também esteve presente no encontro, pois ele acredita que o foco comum é a governabilidade e isso também envolve o parlamento.

A disputa entre os deputados Mauro de Nadal (MDB) e José Milton Scheffer (PP) pela maioria mínima dos 21 votos dos 40 deputados iniciou há cerca de um mês, quando os integrantes da atual e futura bancada do PL, que a partir de 1º de fevereiro será a maior com 11 deputados, sinalizaram o apoio ao progressista.

O problema é que com esse gesto causou desconforto nas outras bancadas e o deputado Júlio Garcia (PSD) foi chamado a intervir, pois além de ser um doa mais experientes, tem muita influência.

Como a intenção da bancada do PL era colocar Zé Milton na presidência e Ana Campagnolo como vice na mesa diretora, praticamente definindo que iria ocupar os principais postos, Júlio conseguiu unir em favor de Mauro de Nadal, além do MDB e o PSD, o União Brasil, PSDB, PTB, PT, PDT, PSOL, Podemos, Novo e o Republicanos.

Com essa jogada, Zé Milton tem garantido hoje apenas 14 votos (11 do PL e 3 do PP) e Nadal conseguiria vencer a disputa com os 26 votos restantes. Mas como Jorginho quer garantir a maioria dentro da Assembleia, não quer que haja uma escolha através de uma eleição, mas também não pode interferir num assunto que é só dos deputados estaduais.

No fim de semana o MDB soltou uma nota dizendo que realmente conversa com o governador Jorginho Mello para uma entrada no seu governo, mas que o partido não coloca a presidência da Assembleia como moeda de troca.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais