23.5 C
fpolis
23.5 C
fpolis
terça-feira, 5 julho, 2022

Desonestidade, roeu a corda, agressões, a vida e o futebol…

Reprodução
Últimas notícias

1 – Perdeu por não chutar ao gol do APR

Athletico 2 x 1 Avaí, na Arena, em Curitiba. Assisti pelo aplicativo (furacaolive.com.br), tive que desligar o áudio pela falta de honestidade do narrador e comentaristas. Torciam mais do que informavam. Em cima da linha não vale, porque o narrador apelou para o VAR. Ele não viu o segundo pênalti e, não quis ver. Repetia que o goleiro Bento defendera sem irregularidades. Não citava o nome dos jogadores do Avaí, um comentarista dava conselhos e dizia como o time do Avaí iria se comportar. O canal é dirigido a assinantes e torcedores, mas não se distorce a realidade.

2 – Bode expiatório

No Avaí é o Rômulo. Potcker saiu jogando, perdeu a primeira cobrança de pênalti por querer enfeitar. Marcou na segunda. Não foi o melhor e não tem mais a velocidade que tinha quando jogava no Figueirense. Quem critica o Rômulo deve estar feliz com as atuações de dois reforços: Potcker e Dentinho; e alimentam o preconceito contra jogadores formados na casa.

3 – A próxima contra o Atlético Mineiro

Bruno Silva não joga, mas a torcida não deve ficar preocupada, pois li na semana passada que o Avaí tem um “banco” de luxo, mas com o detalhe de que o Barroca ficou preocupado. Então o banco não é tão luxuoso assim, se fosse era sair um entrar outro. Ah, o Guga pode jogar? O Avaí ainda tem 30% de direitos sobre ele, caso seja vendido para a Europa.

4 – Ganhar sempre é festa

E imagine quando a vitória é fora de casa, em Pelotas, mesmo por 1 a 0. Mas é bom não insistir com Jhon Cley gordo e passado e com o zagueiro Luiz Fernando. Junior Rocha vai ter que achar outros se quiser entrar para o Top 8. Paolo está pedindo um lugar no time, mas o técnico diz que ele não está pronto. Se não está pronto para jogar a Série C, quando é que estará?

Reprodução

5 – Pose da bola

Muda, se for no campo de ataque ou se for na defesa.

6 – Rede

A rede social mudou as relações no futebol. Diego Alves, goleiro reserva do Fla, gerou um conflito de interesses, sem respeitar o treinador e o outro profissional que ocupa o lugar que deseja ao pedir explicações. Os dirigentes e o treinador Paulo Sousa tentaram contornar pateticamente a situação que prejudica o goleiro Hugo Souza. Tanto que as manifestações da torcida do Flamengo são consequências desses discurcos de Diego contra Hugo ser titular. Os outros jogadores nem se importam. As organizadas usam as “redes” e, Diego Alves se beneficia.

7 – Madrid x Mbappé

Os cronistas esportivos de Madrid não escondem as preferências nos jornais, rádios, canais de televisão e ficaram indignados com a decisão de Mbappé em ficar no PSG, depois de ter dado a palavra ao Real Madrid. Na sexta-feira, Faiza Lamari (mãe de Mbappé) revelou que havia duas ofertas idênticas do PSG e do Real Madrid, esta que nunca foi revelada e apurada. Acredito que o filho conversou com dirigentes do Real e que não manteve a palavra. É um direito de escolha, ainda mais com a pressão da mãe, das organizadas e do presidente francês Emmanuel Macron.

8 – Déficit e Mbappé

O PSG vai terminar a temporada com 650 milhões de euros de massa salarial e com 300 milhões de perdas (déficit) no ano. Todavia ofereceu uma proposta milionária, mas quem paga é o estado do Catar.

9 – Clubes do Ronaldo:

Um é líder na Série B no Brasil – o Cruzeiro; e o outro – o Valladolid, na Espanha, tem 78 pontos, está em terceiro lugar porque o Eibar e o Almeria têm 80 pontos ganhos. O Valladolid precisa ganhar e torcer para que o Eibar empate ou os dois = Eibar e Almeria não consigam vencer o jogo que falta para completar o campeonato. Caso contrário o time do Ronaldo terá que participar de um play off contra: Girona, Las Palmas ou Oviedo.

Montagem/Reproduções

O clube de Ronaldo é o Valladolid de camisa roxa com branco

10 – Escrever e o futebol

Escrever sobre futebol é um instrumento eficaz porque através dele se pode contar coisas da vida, absolutamente todas: amores, paixões, ódio, ressentimentos, medos, alegrais, prazeres, ilusão e sonhos.

11 – A lição do Lili

A lição que aprendi com Ari Prudente, o Lili, em 1973, no Estádio Adolfo Konder, quando lhe perguntei o que iria fazer quando saísse do Avaí, disse que iria jogar mais alguns anos “roubando” dinheiro de dirigentes ingênuos. Essa lição foi a mesma que Zlatan Ibrahimovic revelou ao dedicar a conquista o “scudetto” pelo Milan, a Mino Raiola seu agente falecido esta semana. “Que certa vez disse que eu era o único que poderia salvar o Mila e, acrescentou que eu deveria jogar por mais 10 anos, assim ‘roubaríamos’ mais dinheiro dos dirigentes”.

12 – Invasão do gramado e agressões

Eu estava gostando da festa do City e do Liverpool de final de temporada realizada no gramado é não gostei da invasão dos torcedores. Mudei de ideia quando o serviço de áudio no estádio pediu que voltassem aos seus lugares, antes de quebrarem a trave e exporem as crianças em situações de perigo, mais ou menos como se vê no Brasil. Quando obedeceram e voltaram aos seus lugares, os jogadores puderam participarem da solenidade de entrega das medalhas e a taça. Li mais tarde, nos jornais que um torcedor, agrediu o goleiro do Aston Villa Robin Olsen, que em Nottingham, no estádio do Sheffield United, Billy Sharp também foi agredido e que outro importunou o treinador do Crystal Palace, Patrick Vieira. O Manchester City pediu desculpa e Pep Guardiola disse que não entende como há gente que ao contrário de celebrar, tome atitudes como estas de agredir jogadores. Garantiu que o agressor será identificado e receberá o castigo que merece.

Fim.

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Instagram nega que vai mostrar quem visitou seu perfil

O Instagram desmentiu os rumores e afirmou não vai revelar quem visitou o seu perfil. O rumor começou a...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }