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Dia das Crianças: levantamento mostra influência delas na decisão de compras

Foto: Reprodução/Freepik

Embora as crianças geralmente não tenham poder de compra direto, elas exercem uma influência importante no mercado por meio de seus pais. Segundo levantamento da YouGov, multinacional especializada em pesquisa de mercado on-line, 31% das pessoas no Brasil deixam que os filhos afetem suas decisões de compra (com dados da plataforma YouGov Global Profiles). Quatro em cada 10 acham que muitas vezes é difícil dizer “não” aos filhos, e as crianças (menores de 18 anos) são o segundo grupo mais comum para o qual os adultos no país compram presentes (61,8%), atrás apenas dos pais (62,5%).

Olhando para o Dia das Crianças, a ferramenta que mapeia milhares de marcas diariamente, a YouGov BrandIndex, identificou quais marcas e empresas podem se beneficiar mais com a preferência das crianças e dos jovens brasileiros, em quatro setores-chaves para esse setor da população: videogames, streaming, fast food e eletrônicos.

 

FIFA e Xbox Game Studios, as marcas mais consideradas de videogames

De acordo com a YouGov, o título de futebol FIFA e a desenvolvedora Xbox Game Studios são, respectivamente, a franquia de videogame e a produtora com as mais altas classificações de “Consideração” (quando os pesquisados respondem à pergunta “Quais das seguintes marcas você consideraria comprar?”) entre os brasileiros que afirmam viver com filhos menores de 18 anos ou netos em 14 de setembro, os dados mais recentes disponíveis. Essa classificação reflete quantos brasileiros estão dispostos a incluir uma marca específica em sua próxima decisão de compra.

David Eastman, diretor-geral e comercial da YouGov na América Latina, avalia os dados: “O FIFA, com sua pontuação de 41,1 pontos, supera por uma ampla margem a pontuação de 33,9 do Minecraft, um título que, globalmente, está mais ligado a um público jovem. Enquanto isso, a vantagem do Xbox Game Studios sobre seus principais rivais (Sony Entertainment e Nintendo) é muito menor, com classificações de 31,8, 25,3 e 22,5 pontos, respectivamente”.

 

Netflix lidera em streaming 

No setor de mídia e conteúdo, a gigante do Video-On-Demand (VoD) Netflix parece ser a mais bem posicionada no Brasil. A YouGov observa que sua classificação de Consideração é de 73 pontos, superando por pouco a plataforma gratuita do Google, o YouTube (69,6). Ambas as plataformas, no entanto, têm uma classificação substancialmente mais alta do que outras rivais entre os brasileiros com crianças em casa, quase dobrando a classificação de plataformas e empresas como Disney+ e SBT.

“No entanto, vale a pena observar que, dentro do Top 5, apenas as duas últimas marcas mostram uma melhoria na sua pontuação de Consideração em comparação com o nível registrado em 1º de janeiro de 2023. Desde então e até 14 de setembro, a Netflix, o YouTube e a Amazon Prime Video viram suas classificações piorarem em -1,2, -0,2 e -2,9 pontos, respectivamente; enquanto a Disney+ conseguiu melhorar em 1,6 ponto e o SBT cresceu em 1 ponto”, acrescenta Eastman.

 

McDonald’s e Burger King no topo do ranking do mercado fast food

Em 14 de setembro, o McDonald’s tinha uma classificação de Consideração de 40,5 pontos entre os brasileiros que vivem com filhos menores e netos, a única cadeia de fast food nesse Top 5 que apresentou uma melhora (de 0,5 pontos) desde 1º de janeiro de 2023. Embora o Burger King não esteja muito atrás (com uma pontuação de 31,1), seu desempenho ao longo do ano ajudou a aumentar a diferença entre os dois players.

A rede de sanduíches Subway, os restaurantes árabes Habib’s e a hamburgueria Bob’s completam os cinco primeiros, mas todos com pontuações abaixo de 25. Segundo Eastman, isso significa que, em sua próxima compra de fast food, nem um quarto dos brasileiros com filhos (ou netos) em casa consideraria ir a um desses restaurantes. Assim como o Burger King, essas três marcas também sofreram quedas substanciais ao longo do ano.

 

No setor de eletrônicos, a Samsung supera em muito o desempenho da concorrência

Finalmente, na categoria de dispositivos, a Samsung parece ter a maior influência entre os brasileiros com crianças morando em casa. A empresa conseguiu marcar 55,9 pontos de consideração até 14 de setembro, um aumento substancial em relação ao nível de 46,2 registrado pela marca no início do ano. Além de sua rival mais próxima, a Apple, não ter metade da pontuação da Samsung, ela também caiu substancialmente ao longo de 2023.

David Eastman explica que esse não é um fenômeno exclusivo da Apple. “Com algumas exceções (incluindo Alienware e Sony), praticamente todas as marcas do setor de eletrônicos, exceto a Samsung, perderam terreno em sua classificação de Consideração até agora neste ano. Isso pode se traduzir em menos dispositivos eletrônicos e gadgets sendo comprados pelos pais para seus filhos ou netos. E, a longo prazo, a perda de clientes potenciais em alguns anos também é possível”, pontua.

 

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