Portal Making Of

Em encontro com Gabriela Mayer (Folha), leitoras discutem aborto clandestino a partir de obra de Annie Ernaux

Lançado em 2022, o livro “Acontecimento”, da francesa Annie Ernaux, venceu o Nobel de Literatura daquele ano. O livro, que narra um aborto clasdestino em fatos que se passam no anos anos 1970, foi objeto de leitura do grupo Todas no WhatsApp e rendeu um encontro com a jornalista da Folha de São Paulo Gabriela Mayer nessa segunda-feira, 06/05.

Na França, o direito ao aborto é garantido pela Constituição desde março de 2024. O debate aconteceu de modo virtual e girou em torno das memórias da escritora, que é considerada pioneira no estilo de autoficção. Gabriela liderou o debate ressaltando a importância da linguagem e da utilização dos termos que a autora colocou na obra.

O grupo de leitoras opinou sobre o livro, falando da grandiosidade do debate gerado por ele e de como esses temas refletem angústias contemporâneas da vivência das mulheres em sociedade.

Esse debate faz parte de uma série de leituras coletivas que já está em sua segunda edição e tem as obras escolhidas pelas próprias participantes.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais