Portal Making Of

Estudo da Brazil Panels revela impressões dos brasileiros sobre redes sociais nas eleições

Foto: Reprodução

Uma pesquisa recente, realizada pela Brazil Panels — que possui o maior painel digital do país, com mais de 3,5 milhões de usuários cadastrados —, em parceria com a Conexão Vasques Marketing Digital, entrevistou 1.145 pessoas de todas as regiões do Brasil, a fim de saber sua opinião sobre o papel das redes sociais na disseminação de informações e notícias.

Os números revelam que mais de 90% da população considera as redes sociais fundamentais nesse sentido, sendo que 50,7% as julgam muito importantes; 39,5%, importantes; apenas 2,3% as enxergam como pouco ou nada importantes; e 7,4% são neutros.

Em relação às eleições para prefeito, as redes sociais também se mostram essenciais para a população brasileira: mais de 76% as consideram importantes nas campanhas políticas; apenas 10% as veem como pouco ou nada importantes; e 13,4% acreditam que as redes sociais são neutras.

As pessoas também utilizam as redes sociais para se informar sobre os candidatos: 69,6% as consideram eficazes para esse fim; 15,5% creem que elas são pouco ou nada eficazes; e 14,9% dos entrevistados se mostraram neutros.

Fundamentado nos dados coletados, Claudio Vasques, CEO da Brazil Panels e da Conexão Vasques, considera que as redes sociais têm um impacto considerável na mudança de voto: 52% da população afirma não mudar sua intenção de voto com base nas redes sociais, mas 47,5% afirmam que, em algum momento, já mudaram sua intenção de voto a partir do que viram online.

 

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre 1º de julho e 11 de agosto de 2024, com uma amostra de 1.145 respondentes, composta por residentes do Brasil com idades entre 18 e 83 anos. A amostra foi nacionalmente representativa, com cotas de idade, gênero e local de residência. A distribuição se deu conforme a população brasileira por regiões: Sudeste – 45,3%, Sul – 12%, Centro-Oeste – 6,5%, Nordeste – 28,5%, Norte – 7,8%.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

O que o marketing tem a ensinar à política?

Por Renan Cardarello* Nestas eleições os brasileiros veem, novamente, técnicas e táticas fortemente utilizadas no marketing e na publicidade no campo político – algo que

Bater, Peçam para saírem e grana

1 – “Varinha de marmelo” Antes de iniciar o jogo entre Avaí x Ituano, na Ressacada, hoje à noite, às 21h30, a crônica “bate” em

Leia mais

O que o marketing tem a ensinar à política?

Por Renan Cardarello* Nestas eleições os brasileiros veem, novamente, técnicas e táticas fortemente utilizadas no marketing e na publicidade no campo político – algo que

Bater, Peçam para saírem e grana

1 – “Varinha de marmelo” Antes de iniciar o jogo entre Avaí x Ituano, na Ressacada, hoje à noite, às 21h30, a crônica “bate” em