Não é de hoje que o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), vive uma relação conturbada com o deputado estadual Carlos Humberto Metzner (PL), que foi seu vice-prefeito até o fim de 2022.
Em BC o PL municipal fez um acordo com os partidos aliados do governo de Fabrício para que, em 2022, apoiassem a candidatura de Carlos Humberto a deputado estadual.
Em troca, ele não poderia pleitear a candidatura a prefeito da cidade em 2024, deixando essa vaga para o MDB com o apoio de Fabrício.
O acordo foi fechado pelas lideranças locais junto com o governador Jorginho Mello (PL) e com o deputado federal Carlos Chiodini, presidente estadual do MDB.
Agora, depois de ter conseguido a cadeira de deputado estadual na Alesc, Carlos Humberto roeu a corda e quer ser o candidato a prefeito do PL em Balneário Camboriú com a alegação de o partido decidir o melhor nome através de uma pesquisa junto ao eleitorado.
Mas Fabrício diz que deu a sua palavra para os partidos aliados e que agora não pode voltar atrás. Então, para tentar atrapalhar os planos do deputado estadual, Fabrício convenceu o ex-prefeito Rubens Spernau a se filiar no PL para lançá-lo como pré-candidato numa disputa interna com Carlos Humberto.
Desde 2018 Spernau comanda a secretaria de Planejamento Urbano e Gestão Orçamentária de Balneário Camboriú e agora deve ajudar Fabrício nessa briga interna no partido.
Os nomes que estão na lista do prefeito de BC para a sua sucessão são do presidente da Câmara Municipal, vereador David La Barrica (Patriota), do secretário de Educação do município, Marcelo Achutti (MDB), e do também vereador Nilson Probst, que é o presidente do MDB municipal.
Para Fabrício, a adversária a ser batida na eleição do ano que vem é a vereadora Juliana Pavan, que hoje está no PSDB, mas vai se transferir para o PSD em marco de 2024, fazendo com que a cidade também tenha a polarização entre PL e PSD nas próximas eleições.
Caberá agora ao governador do Estado resolver essa pendência interna sob pena de perder uma das mais importantes prefeituras do litoral catarinense na eleição do ano que vem.
Carlos Humberto já tem o apoio de outros parlamentares do PL para ser o escolhido em BC, como é o caso dos deputados estaduais Ivan Naatz e Maurício Peixer e o deputado federal Zé Trovão.
O grupo do PL apoia também fechou o apoio as candidaturas de Estêner Soratto em Tubarão, Sargento Lima em Joinville e o deputado Edilson Massocco na cidade de Concórdia.
Veja o vídeo de deputados apoiando Carlos Humberto: