Portal Making Of

Fahece e Cepon se reúnem com Carmen Zanotto para ampliar atendimento e diminuir as filas

Membros da Fundação de Apoio ao Hemosc/Cepon (FAHECE) e da Diretoria do Centro de Pesquisas Oncológicas (CEPON) estiveram na sexta-feira, 13, reunidos com a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto (Cidadania), em Florianópolis.

No encontro, foi avaliado a possibilidades de ampliar o atendimento e colaborar com a redução da fila de cirurgias eletivas dos pacientes oncológicos.

Durante o encontro, foram discutidas ainda medidas para diminuir o tempo de espera e qualificar cada vez mais o tratamento do paciente com câncer em Santa Catarina.

Para a secretária, é possível reduzir o tempo de espera das cirurgias oncológicas organizando os serviços, em especial, priorizando os pacientes mais sensíveis. “Nós queremos reduzir os prazos de todos os serviços de câncer para menos de 60 dias, esse é o primeiro objetivo. Queremos que todos os pacientes catarinenses tenham o seu diagnóstico e o início do tratamento pelo SUS o mais rápido possível”, pontuou.

Tirar as pessoas da fila por cirurgias eletivas é uma das prioridades do governador Jorginho Mello e da secretária Carmen Zanotto. A nova gestão da SES está levantando o quantitativo de cirurgias que não podem esperar tanto tempo para serem realizadas.

A lei 12.732/2012 garante aos pacientes com tumores malignos o início ao tratamento no SUS em até 60 dias e a lei 13.896/2019 garante aos pacientes do SUS, com suspeita de câncer, o direito a exames que confirmem a doença no prazo de 30 dias.

Ambas as regulamentações foram propostas pela secretária Carmen Zanotto ao exercer o mandato de deputada federal.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais