Portal Making Of

Floripa Airport conquista 1º lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis

Nosso aeroporto não é só lindo; é lindo, premiado e sustentável. O Aeroporto de Florianópolis conquistou o primeiro lugar no Prêmio Aeroportos Sustentáveis, um reconhecimento feito pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), que avalia e classifica os aeroportos por suas iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade na aviação.

O terminal de Florianópolis foi o mais bem avaliado na categoria até 5 milhões de passageiros, em segundo lugar ficou o aeroporto de Vitória. Os dois aeroportos administrados pela Zurich Airport Brasil repetiram as posições conquistadas na última edição do prêmio.

O Prêmio Aeroportos Sustentáveis reconhece os operadores aéreos e aeroportuários que implementaram as melhores práticas de sustentabilidade, de acordo com a aderência de suas iniciativas aos critérios estabelecidos pela ANAC. O programa Aviação Sustentável não tem caráter regulatório e conta com a adesão voluntária dos participantes. O CEO da Zurich Airport Brasil, Ricardo Gesse, esteve em Brasília nesta semana e recebeu os certificados do Diretor-presidente da ANAC, Tiago Pereira (foto).

Entre os sete itens avaliados estão quatro temas centrais desenvolvidos pela Área de Sustentabilidade da Zurich Airport Brasil: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Um dos destaques no Aeroporto de Florianópolis, é o alto índice de desvio de aterro de resíduos produzidos no terminal de aterro, atualmente 82% são encaminhados para reciclagem, compostagem e coprocessamento.

Para contribuir ainda mais com a descarbonização da indústria da aviação a Zurich Airport Brasil investiu R$ 13 milhões para instalar no Aeroporto de Florianópolis o sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo. Os equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto – adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável), por meio de um sistema instalado nas dez pontes de embarque. Desde a implantação do sistema, em março deste ano, deixaram de ser emitidas 819 toneladas de CO².

“Nossos investimentos constantes na área de sustentabilidade reforçam o compromisso genuíno com o meio ambiente. Conquistar novamente as primeiras posições no ranking do Prêmio Aeroportos Sustentáveis, mostra a consistência de nossas ações para contribuir no desenvolvimento de uma indústria da aviação mais sustentável,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.

*****

Hippo Gourmet Experience 

Referência internacional em gastronomia, o chef francês Claude Troisgros estará em Florianópolis no dia 3 de agosto, para uma aula show com preparo de uma receita na terceira edição presencial do Hippo Gourmet Experience (HGE). O evento marca o aniversário de 27 anos da Rede Hippo e proporcionará uma feira gastronômica completa com mais de 50 expositores, reunindo sabores do mundo selecionados pela curadoria da empresa e rótulos de vinhos, espumantes e cervejas de produtores reconhecidos no cenário mundial.

Com apresentação ao público no formato de estações gastronômicas e bares para a degustação das bebidas, a feira será das 14h às 22h, na Alameda Casa Rosa. Além de Claude, estará presente ainda, ensinando o preparo de pratos e compartilhando conhecimento com o público, o chef Vilmar Turnes, referência em cozinha de alto padrão em Florianópolis. Uma aula show especial contará também com o preparo de drinks por um representante da Pernod, multinacional francesa fabricante de bebidas como a Absolut, Gin Beefeater, Jameson e Chivas.

*****

Pelo mundo

Rayalla Rodrigues celebra mais um aniversário hoje e posso dizer que na sua melhor versão. A gata, que adora viajar, está passando uma temporada no exterior, aproveitando a vida adoidado! Feliz aniversário, minha canceriana querida!

*****

Store in store

Victor Conceição, CEO da Barbearia Vip, aposta no modelo “Store in Store” na Adhones, nova clínica de estética masculina inaugurada na Pedra Branca, em Palhoça.

A tradução, “Loja na Loja”, já aponta o conceito do modelo: dentro da nova Adhones o espaço para cabelo/barba conta com assinatura da Barbearia Vip, uma novidade no mercado catarinense. A parceria promete, já que a Adhones pretende entrar no franchising, área onde a Barbearia Vip tem um grande expertise, com mais de 50 franquias.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: