Portal Making Of

Google não permitirá publicidade política nas eleições deste ano

Devido à resolução tomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nova regra do Google proíbe publicidade política para as eleições municipais de 2024. A informação é do G1.

A previsão é que a lei já entre em vigor a partir de maio, com a mudança sendo feita nas regras de de conteúdo político do Google Ads – ferramenta utilizada para que anunciantes paguem pelo impulsionamento de conteúdos nos serviços da empresa, como o buscador e do YouTube.

O Google avalia que há uma dificuldade técnica no cumprimento da resolução do TSE, publicada ainda em fevereiro desse ano. Na resolução, o TSE prevê que a empresa ofereça serviços como manter um repositório onde possa ser acompanhado, em tempo real, informações de anúncios, conteúdo, valor pago, anunciante e público-alvo. Além de disponibilizar ferramentas de pesquisa para consulta de anúncios por palavra-chave, nome de anunciante e dados sobre anúncios – tudo de forma automatiza, por meio de uma interface dedicada.

A empresa defende que a definição do TSE é muito ampla e que seu cumprimento é praticamente inviável. Em nota, a companhia disse que vai manter no ar o arquivo de anúncios eleitorais que já foram veiculados em seus serviços. Porém, com a proibição desse tipo de publicidade, a ferramenta deixará de ser atualizada.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Estadão anuncia Erick Bretas como novo CEO

O Estadão anuncia a chegada de Erick Bretas como o novo CEO da S/A O Estado de S. Paulo, que engloba a gestão do jornal e da rádio Eldorado. A mudança retrata

Eleições 2024: o que vem pela frente

Por Wilson Pedroso* Em outubro de 2024, os brasileiros retornarão às urnas, desta vez para eleger prefeito, vice-prefeito e vereadores de seus municípios. No total,