Portal Making Of

Governador Jorginho Mello prestigia abertura dos trabalhos na Assembleia

O governador Jorginho Mello fez questão de valorizar os trabalhos dos deputados estaduais prestigiando, nessa quarta-feira, 1º de fevereiro, a abertura do ano legislativo na Alesc.

A presença do chefe do Executivo mostrou a importância da harmonia entre os Poderes catarinenses. Na sessão, o deputado Mauro de Nadal foi eleito presidente do Legislativo pelos próximos dois anos.

“É uma Casa de conversa, é a Casa das Leis, uma Casa importante para ser parceira, cada um cumprindo seu papel constitucional. A Assembleia é a caixa de ressonância da sociedade para avaliar e aprovar as matérias do Executivo que precisem de legalidade. É uma relação republicana”, disse Jorginho.

Mauro de Nadal foi eleito presidente com 38 votos favoráveis e duas abstenções, de Ana Campagnolo e Sargento Lima, entre os parlamentares. Na sequência, a mesa diretora foi eleita com as abstenções dos deputados Ana Campagnolo, Jessé Lopes e Sargento Lima.

“A Política com P maiúsculo exige muitos esforços por parte dos deputados aqui do Legislativo”, comentou o presidente de Nadal, reforçando que “é preciso deixar claro, cada vez mais, que a sociedade se organiza pela política”.

Em seu discurso de posse, o novo presidente da Alesc homenageou várias figuras políticas da história de Santa Catarina e destacou também a trajetória do atual governador.

“Nosso governador Jorginho Mello já acumulou experiência política como vereador, deputado estadual, deputado federal e senador, desse modo, sabe muito bem como funciona essa Casa e terá muita firmeza para conduzir o nosso Estado de Santa Catarina. Ao governador, desejo êxito e manifesto que iremos manter um relacionamento de alto nível, respeitoso, de harmonia e cooperação entre os Poderes”, disse Nadal.

Essas falas mostram que os deputados estaduais terão um bom entendimento com o governador por conta do próprio Jorginho Mello, que tem muito mais habilidade e experiência política do que os 11 deputados do PL juntos.

A partir de agora, Jorginho começará a preencher os espaços que ainda estão vagos no seu governo, pois com o assunto da Assembleia resolvido, restará acomodar os partidos que já estão mapeados para apoiá-lo.

CIRURGIAS

Será lançado nos próximos dias um plano estadual que prevê estratégias, em parceria com os municípios e a rede hospitalar, para pôr fim ao problema da fila de cirurgias. Segundo o diagnóstico dos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde, 105 mil pacientes aguardam por cirurgias eletivas e outros 117 mil por consultas especializadas.

Um mutirão de cirurgias oncológicas teve início já nos primeiros dias da nova gestão no Hospital e Maternidade Marieta Konder Bornhausen, movimento que deve ser estendido a outras unidades hospitalares.

O Estado também buscou soluções junto ao Governo Federal. Está prevista a liberação pelo Ministério da Saúde, inicialmente, de R$ 20 milhões para SC nesse projeto.

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais