Portal Making Of

Highlights do Web Summit Rio por um CEO – Por Francisco Ritondaro

Foto: Divulgação

Por Francisco Ritondaro*

A primeira edição do Web Summit no Rio de Janeiro foi um sucesso, atingindo o objetivo de posicionar nosso país no mapa mundial da indústria da tecnologia e inovação, reunindo uma grande quantidade de líderes e empresas.

Todos que estiveram por lá poderão concordar que o tema, majoritariamente, girou em torno da Inteligência Artificial e todos seus desdobramentos. Desde a constatação de que os profissionais precisarão implementar esta habilidade ao currículo para continuarem sendo competitivos no mercado de trabalho, até os questionamentos sobre o equilíbrio perfeito entre usufruir de uma tecnologia revolucionária e os limites éticos para o seu uso, que a sociedade atual ainda está entendendo qual é.

Cabe destacar as presenças de Allan Sylvain, que falou sobre a importância do timing correto na jornada da inovação, muitas vezes predominante em relação à criatividade, ele ressaltou que a inovação máxima é alcançada quando o momento cultural e individual estão alinhados e que ter o timing certo pode ser mais valioso do que a criatividade em si.

E ainda, Neil Patel, que falou sobre como vencer a corrida no mundo omnichannel, e a chave está em focar os esforços para aprimorar a jornada do cliente, sendo fundamental para o sucesso do varejo. Ao colocar o cliente no centro e oferecer experiências únicas, independentemente do canal utilizado, as empresas podem fortalecer seus relacionamentos, impulsionar o crescimento dos negócios e alcançar resultados significativos no mercado competitivo atual.

Além da IA, outros temas passaram pelas palestras e salas que também merecem destaque. O cenário em que as startups estão passando no país, de maior desafio e a necessidade de provarem sua viabilidade para continuarem a crescer. E também uma rica discussão sobre ESG e como pode ser um fator chave para o avanço das empresas. Fred Gelli, apresentou uma perspectiva inovadora ao comparar a resiliência da natureza à diversidade. Ele enfatizou que a biodiversidade fortalece os sistemas biológicos, assim como a diversidade fortalece as organizações. Um ponto de vista inovador e desafiador, assim como os próximos anos para a indústria prometem ser.

 

*Francisco Ritondaro, Presidente da General Shopping e Outlets do Brasil

 

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais