Portal Making Of

JN desmente fake news sobre pesquisa e critica Bolsonaro

Reprodução/JN

O Jornal Nacional desmentiu ontem, 19, vídeos com trechos adulterados de uma pesquisa Ipec que apontavam Jair Bolsonaro (PL) à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas pesquisas de intenção de voto. O vídeo falso passou a circular nas redes sociais de apoiadores de Bolsonaro.

No telejornal, Renata Vasconcellos explicou que houve uma deep fakes, tecnologia que usa a chamada inteligência artificial para manipular imagens em movimento, mudando completamente o conteúdo de uma notícia.

“Entre outras coisas, ela permite adulterar o movimento dos lábios de alguém e transplantar um trecho de uma fala de um determinado ponto para outro mudando completamente o conteúdo de uma notícia, por exemplo”, explicou.

William Bonner também criticou o desprezo do presidente diante dos levantamentos e as declarações de que ele não aceitará outro resultado senão o da vitória dele no primeiro turno.

“A distribuição desses vídeos falsos coincidiu com declarações públicas do candidato Bolsonaro em que despreza as pesquisas eleitorais dos institutos Ipec e DataFolha, afirmando sem nenhuma base nos fatos que qualquer resultado não seja a vitória dele em primeiro turno significará que algo errado terá ocorrido no TSE. Levantar suspeitas sobre a Justiça Eleitoral é uma afronta à democracia brasileira e deve ser denunciado”, finalizou o âncora.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Leia mais

Tudo em um só lugar

  Tudo em um só lugar. Seguindo uma tendência nacional, os shoppings hoje são muito mais do que um espaço de compras. O Floripa Shopping,