Portal Making Of

Jorginho Mello anuncia novo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação

Jorginho Mello confirmou o nome de Marcelo Fett Alves como o novo secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação nessa quarta-feira, 28, em Florianópolis. O governador eleito atendeu à indicação da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

A confirmação do nome de Marcelo ocorreu durante reunião do governador com lideranças empresariais do setor, que representa 6% do Produto Interno Bruto (PIB) catarinense. No encontro, Jorginho reforçou os compromissos que assumiu com a entidade durante a campanha.

Fett é advogado e foi secretário de Desenvolvimento Econômico em São José e Palhoça, foi integrante de conselhos municipais de Inovação, Ciência e Tecnologia na Grande Florianópolis, além de experiências na iniciativa privada.

Marcelo foi candidato a deputado estadual pelo MDB nas eleições de 2022 representando a região da Grande Florianópolis e recebeu 4.552 votos.

Essa escolha atendeu a critérios técnicos, como amplo conhecimento do ecossistema de inovação e tecnologia em Santa Catarina, além de experiências com a gestão pública.

Jorginho reafirmou os compromissos de campanha, com a criação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, a nomeação do indicado pela Acate e a valorização do ecossistema.

“Muitas das dificuldades que enfrentamos podem ser resolvidas com tecnologia. Um Estado de vanguarda como o nosso precisa de um ecossistema de inovação cada vez mais atuante”, disse o governador eleito.

COMPROMISSO

Para Jorginho, a educação, a qualificação profissional, a geração de emprego e renda e a desburocratização estatal terão reflexos com o incentivo ao setor.

As lideranças empresariais valorizaram a abertura proposta por Jorginho e conforme falou o presidente da Acate, Iomani Engelmann, os Estados que investem em tecnologia obtêm um desempenho econômico superior.

Durante a campanha eleitoral, a Acate apresentou nove pontos com os quais pediu o compromisso dos candidatos. Os primeiros tópicos defendiam a criação de um Gabinete de Inovação e o fortalecimento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Jorginho foi além, criando uma secretaria exclusiva para o setor.

Entre os outros itens estão a ampliação do repasse de recursos para o desenvolvimento do segmento, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado (Fapesc) e a utilização do Centro de Informática e Automação do Estado (Ciasc) como ferramenta de inovação para o serviço público.

A acate também entende a necessidade da implantação de um programa de formação para profissionais de tecnologia e a disponibilização de recursos de fomento para empresas de tecnologia via bancos públicos estaduais.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Morre o vereador Gabrielzinho

Faleceu nesta segunda-feira, 1º de julho, o vereador Gabrielzinho Meurer (PL). Há um mês ele lutava pela vida na UTI do hospital da Unimed, em

Será que teremos mais uma onda em 2022?

Pesquisa Datafolha divulgada na quinta-feira, 1º, encomendada pela Globo e pelo jornal Folha de São Paulo, mostra o ex-presidente Lula (PT) com 45% das intenções