Portal Making Of

Jorginho Mello reúne Fórum Parlamentar Catarinense na busca por mais recursos para obras de infraestrutura em SC

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, e o Fórum Parlamentar Catarinense se reuniram na quarta-feira, 01, com o ministro dos Transportes, José Renan Calheiros Filho, para tratar da liberação de verba para as obras nas rodovias federais catarinenses. A reunião foi no próprio Ministério e começou por volta das 16h.

“É histórica essa união de Santa Catarina, do Fórum Parlamentar se unir para reivindicar melhorias para Santa Catarina. Nosso assunto hoje com o Ministro dos Transportes foi sobre um assunto recorrente, as nossas BRs, sobre o aporte de recursos nas obras para que continuem andando. Isso é necessário demais para não prejudicar nossa economia”, disse o governador.

A cobrança do governador e dos parlamentares catarinenses foi pela melhoria no ritmo das obras federais nas estradas BR-470, BR-282, BR-285 e BR-163 nas intervenções de duplicação e de recuperação das rodovias.

“Já recebemos alguns recursos das sobras, de dinheiro que já estavam no orçamento, mas nós precisamos de mais. Nós precisamos de R$ 1 bilhão. São recursos necessários para que as obras terminem”, afirmou o governador ao término do encontro com o ministro.

Outro item que fez parte da pauta de discussão, por uma demanda do governador, foi o tema da Ferrovia Leste-Oeste de Santa Catarina, a conhecida Ferrovia do Frango. Jorginho defendeu que ela precisa estar nos planos de desenvolvimento logístico do Estado para garantir um crescimento sustentável da economia catarinense.

PORTO DE ITAJAÍ

Já a reunião que Jorginho tinha na quarta-feira com o ministro dos Portos e Aeroportos, Márcio França, para tratar sobre o impasse do Porto de Itajaí, foi cancelada porque França viajou para um compromisso do governo Federal.

O arrendamento do Porto venceu em dezembro de 2022 e agora ele opera com um contrato provisório. Essa situação acabou afastando algumas empresas, por conta da insegurança jurídica, e fez com que se perdesse linhas e serviços.

A participação do governador nesse processo é fundamental para que o Governo Federal agilize o processo de concessão das operações e da autoridade portuária e faça com que o Porto de Itajaí volta a operar sem as dúvidas que hoje dificultam a operação.

FEDERALIZAÇÃO DA FURB

Na terça-feira, 28, Jorginho Mello esteve numa reunião com o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), com a reitora Márcia Sarda Espíndola, e com o ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), para tratar da federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb).

O governador do Estado conseguiu que o Ministério da Educação prorrogue por mais seis meses o prazo para o término do estudo sobre a federalização, pois o ministro disse que há interesse em seguir com o processo que iniciou ainda no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).

O termo para esse estudo tinha sido assinado pelo ex-ministro da Educação Victor Godoy em agosto de 2022 e tinha validade de seis meses, prazo esse que venceu em fevereiro de 2023 e por isso teve que ser renovado pelo novo ministro do governo Lula.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais