Portal Making Of

Jorginho Mello tá nadando de braçada na política de Santa Catarina?

Desde que venceu as eleições em 2022, o governador Jorginho Mello tem se transformado na noiva mais cobiçada da política catarinense.

Muitos prefeitos que tinham se jogado no colo do ex-governador Carlos Moisés por conta do dinheiro do Plano 1000, agora correm atrás de Jorginho pelo mesmo motivo.

Mas muitos também estão preocupados em garantir um cargo no Governo do Estado por não poderem mais se reelegerem.

O governados de Santa Catarina já mapeou o seu candidato para as cidades de Tubarão, com Estener Soratto (PL), de Lages, com Carmen Zanotto (Cidadania), de Blumenau, com João Paulo Kleinubing (UB), em Criciúma, com Júlia Zanatta (PL), em Indaial, com Laércio Schuster (PL), e Marcelo Brick, em Gaspar.

Mas a cidade de São José, que é o 4º maior colégio eleitoral de Santa Catarina, Jorginho Mello já está tentando fechar também um nome de peso para disputar a eleição contra o atual prefeito Orvino coelho de Ávila (PSD).

E com a saída da ex-prefeita Adeliana dal Pont do PSD, Jorginho já agiu rápido e marcou uma reunião com ela já durante esse mês de abril para tentar levá-la paara o PL e também para o Governo do Estado.

Essa movimentação é a mesma feita com o ex-prefeito João Paulo Kleinubing. Adeliana se filiaria no PL, ganharia uma vitrine no Governo do Estado e sairia candidata a prefeita de São José em 2024.

Aa meta de Jorginho Mello é eleger cerca de 80 prefeitos aliados em 2024 e passar o MDB, que hoje tem 96 prefeituras, e o PP, que tem hoje 47 prefeituras, e ser o maior partido de Santa Catarina para facilitar a sua reeleição e possivelmente a candidatura de Jair Bolsonaro a presidente da República.

O problema do PL é que não tem a mesma tradição do MDB e do PP, principalmente nas cidades de médio e pequeno porte no Estado, o que dificulta a chegada na meta estipulada pelo governador.

A Feijoada do colunista Cacau Menezes, que aconteceu no P12, em Florianópolis, no último fim de semana, deu uma mostra de como está o cenário político aqui no Estado.

Passaram por lá o governador Jorginho Mello, o senador Esperidião Amin, o ex-prefeito Gean Loureiro e também o ex-governador Carlos Moisés da Silva, que acabou sendo o mais elogiado pelo anfitrião da festa.

E esses, junto com Carlos Chiodini (MDB), devem ser quem tocarão seus partidos em busca de nomes de peso pensando nas duas próximas eleições.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais