Portal Making Of

Mãe processa Tiktok após criança morrer em desafio

Reprodução/Logo

Uma mãe nos Estados Unidos entrou com um processo, nesta semana, contra a rede social TikTok e a empresa proprietária, a ByteDance, depois que a filha de dez anos morreu ao realizar um desafio da plataforma.

O caso aconteceu em dezembro de 2021. Nylah Anderson, filha de Tawainna Anderson, tentou superar o ‘Blackout Challenge’ (‘Desafio do Apagão, traduzido literalmente do inglês), que consiste em segurar a respiração até a pessoa desmaiar.

Tawainna Anderson disse no processo, citado pela NBC News, que a filha desmaiou no dia 7 de dezembro e ficou vários dias em cuidados intensivos, mas não conseguiu sobreviver aos danos provocados pela asfixia, cinco dias depois.

“Chegou a hora desses desafios perigosos tenham um fim para que outras famílias não tenham que sofrer a mesma devastação que a nossa família sente todos os dias”, afirmou Tawainna.

A mãe acusa a rede social de ser negligente e de ter um algoritmo e um design “defeituoso”, ao expor crianças a desafios perigosos para obtenção de visualizações.

Num comunicado, o Tiktok lamentou a morte e garantiu que continua “vigilante no compromisso sobre a segurança do utilizador”. Acrescenta ainda que vai “remover imediatamente conteúdos relacionados se forem encontrados”.

A rede social também declarou que esse desafio é anterior ao surgimento da plataforma de vídeos e que nunca foi um desafio específico do Tiktok.

Nos Estados Unidos, além da morte de Nylah Anderson, o desafio também matou Joshua Haileyesus, de 12 anos, em abril de 2021.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais