Portal Making Of

Mitsubishi Motors muda o significado da palavra “Pilota” no dicionário Michaelis

Foto: Reprodução

A Mitsubishi Motors conseguiu mudar a língua portuguesa corrigindo o que, para a marca, era um erro histórico: o significado da palavra pilota que, por anos, tinha uma conotação totalmente negativa, com significado de “derrota”, “revés”, “prejuízo”, “perda”.
‍​ ‍
Após um manifesto promovido pela marca dos três diamantes que começou no Dia Internacional da Mulher e mobilizou milhares de pessoas nas redes sociais, o dicionário Michaelis reconheceu que a palavra pilota se refere “àquela que conduz um veículo em provas e competições automobilísticas”, “aquela que dirige aeronave ou embarcação” e “aquela que está no comando e exerce a direção de algo”.
‍​ ‍
A ação reforçou a importância da participação das mulheres no automobilismo brasileiro e busca incluir no cotidiano de todos o substantivo feminino com a mesma força que tem no masculino. Ser pilota diz sobre o direito de aprender, cometer erros e ser reconhecida, sem os estigmas associados à palavra “mulher”.

 

‍​ ‍
O reconhecimento da palavra “pilota” vai além do dicionário e busca destacar a essência das mulheres que competem nas mais diversas pistas dos esportes a motor.

Para reforçar ainda mais seu posicionamento, a temporada 2024 da Mitsubishi Cup, que começou em março, também tem uma equipe toda formada por mulheres. A ação faz parte do projeto FIA Girls on Track, um movimento da Federação Internacional de Automobilismo pela inclusão e mulheres no esporte, em todos os cargos que envolvem uma equipe de competição.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Finais, confiança e sonhos

1 – Porque não se calou Depois que anunciar o desejo de contar com reforços, no dia 14 de junho, Dal Pozzo quebrou a confiança