Portal Making Of

Mobilização internacional bloqueia 606 sites de streaming pirata

Foto: Reprodução/Pixabay

Operação deflagrada ontem, 28, bloqueou 606 sites e 19 aplicativos de streaming pirata. Esta é a sexta fase da mobilização internacional (Operação 404), realizada em uma parceria entre a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), polícias civis brasileiras e agências do Reino Unido, Peru, Estados Unidos e Argentina.

No Brasil, são cumpridos 22 mandados de busca e apreensão, 238 bloqueios de sites e aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdos em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais. Nos demais países participantes, estão sendo bloqueados aproximadamente 368 sites e cumpridos dois mandados de busca e apreensão.

Os alvos são investigados pelos crimes de violação de direitos autorais, lavagem de capitais e associação criminosa.

 

Estratégia

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), a Operação 404.6 está prevista como uma das entregas do Plano de Ação 2023-2025 da Estratégia Nacional de Propriedade Intelectual (Enpi), coordenada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), que visa promover maior segurança ao ambiente de propriedade intelectual no Brasil.

Em coletiva de imprensa, o coordenador do Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), Alesandro Barreto, destacou que “as ações precisam ser contínuas”.

“Ainda temos muita coisa para fazer em relação ao enfrentamento à pirataria. É importante acabar com essa romantização de como é tratada a pirataria. É crime e deve ser enfrentada, porque não é apenas a violação do direito do autor. É o crime de associação criminosa, que tem lavagem de capitais e outros crimes correlatos, que trazem prejuízo imenso para a nossa sociedade”, afirmou, em nota do ministério.

 

Operação 404

A Operação 404 iniciou em 2019 e, desde então, já bloqueou e/ou suspendeu 2,5 mil sites e 747 aplicativos irregulares de streaming, incluindo jogos, música e conteúdo audiovisual. Ao todo, já foram cumpridos 152 mandados de busca em cinco países. No Brasil, já houve buscas em 20 estados brasileiros.

Esta é a terceira fase da operação realizada em 2023 e a que tem o maior número de sites bloqueados.

 

*Texto do Portal Tele.Síntese

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Cantor Nahim morre em SP aos 71 anos

O cantor Nahim Jorge Elias Júnior, conhecido como Nahim, foi encontrado sem vida em sua residência, aos 71 anos, na cidade de Taboão da Serra (SP), na

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton