11.2 C
fpolis
10.9 C
fpolis
domingo, 22 maio, 2022

Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa

Últimas notícias
Negocie suas dívidas com bancos e instituições financeiras sem sair de casa
Imagem Divulgação

A rentabilidade dos bancos já está no nível pré-pandemia, segundo o Banco Central. O sistema registrou lucro líquido de R$62 bilhões no primeiro semestre de 2021, 53% acima do registrado em igual período do ano passado e 3% acima do observado no primeiro semestre de 2019. Porém a pandemia acarretou o fechamento de empresas e aumentou o desemprego a níveis recordes aumentando a preocupação das instituições financeiras com o aumento da inadimplência. Os empréstimos com pagamento em atraso por mais de 90 dias aumentaram e o atraso do crédito rotativo também.

 

Para dar fôlego aos consumidores que precisam colocar a vida financeira em dia está sendo realizado o Mutirão da Negociação e Orientação Financeira.  O mutirão (começou no dia 01 e segue até o dia 30 de novembro) é uma iniciativa da Febraban (Federação Brasileira de Bancos) em parceria com o Banco Central do Brasil (BC), a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon)e o Senado Federal. As dívidas podem ser negociadas pelo site de mediação de conflitos Consumidor.gov.br , criado pela Senacon junto com os Procons, que conta com a participação de mais de 160 instituições financeiras. É uma oportunidade para você sair das dívidas e melhorar a sua saúde financeira.

 

Para quais dívidas o Mutirão é adequado:

 

·      as que estão em nome de uma pessoa natural (física);

·      as que estão em atraso;

·      as que foram contratadas com bancos ou financeiras; e

·      as que não possuem bens em garantia, ou seja, diferentes de financiamentos de veículos e imóveis, por exemplo.

 

Na negociação fique atento ao prazo que é oferecido e evite períodos muito longos por mais que a parcela da dívida fique maior. Uma vez renegociada a dívida, seu nome será retirado dos órgãos de proteção ao crédito, e você voltará a ter possibilidade de contrair novos financiamentos ou parcelamentos.

 

Mais informações nos links a seguir:

 

Site do para negociação e para mais informações sobre o Mutirão:

Consumidor.gov.br

Mutirão da Negociação e Orientação Financeira

Janine Alves
Graduada em Economia e doutora em Gestão do Conhecimento, faz parte do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Conhecimento, Aprendizagem e Memória Organizacional (Interdisciplinary research group on knowledge, learning and organizational memory), núcleo de excelência em pesquisa científica e tecnológica, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (PPGEGC/UFSC). Trabalhou como: professora da UFSC e Univali, colunista de economia do Grupo RIC Record (Jornal Notícias do Dia e Ric Record TV) e analista de economia na RBS - TV/ NSC - Diário Catarinense, Consultora de Economia Internacional para a CIP Cosultores – Espanha, Diretora do Escritório do Governo da Galicia/Espanha no Brasil, Diretora de Integração Internacional e Consultora de Economia do Governo de Santa Catarina (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Assuntos Internacionais), etc.
Mais notícias para você
Últimas notícias

AlmapBBDO e Getty Images lembram conquista histórica das mulheres nos esportes

Em 2022, os EUA celebram 50 anos de “Title IX”, lei que mudou a história do esporte feminino americano,...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }