Portal Making Of

Nova pesquisa eleitoral de Florianópolis mostra quadro inalterado

A Quaest Pesquisa e Consultoria vai publicar entre os dias 16 e 21de setembro uma rodada de pesquisas eleitorais de intenção de voto sobre diversas capitais brasileiras. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), até a segunda-feira, 16, foram registradas pesquisas para 24 capitais.

E na manhã desta terça-feira, 17, a Quaest, que foi contratada pela NSC, divulgou uma nova pesquisa da corrida eleitoral em Florianópolis. Foram ouvidas 852 pessoas entre os dias 14 e 16 de setembro. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o registro no TSE está sob o número SC-09567/2024.

Na estimulada, o prefeito Topázio Silveira Neto (PSD) continua na frente com 43%. Comparado com a pesquisa anterior (27/8), ele subiu 3 pontos percentuais. Em segundo aparece o ex-prefeito Dário Berger (PSDB), com 15% e em terceiro lugar, num novo empate técnico, vem o deputado estadual Marquito (PSOL), com 14%.

Em seguida vem Vanderlei “Lela” Farias (PT) com 6% e Pedrão Silvestre (PP) com 5%, mostrando um novo empate técnico. Mais atrás, aparece Mateus Souza (PMB) e Brunno Dias (PCO) com 1% e Rogério Portanova (Avante) e Carlos Muller (PSTU) não foram citados pelos eleitores.

Indecisos somaram 10% e branco, nulo e eleitores que não querem votar em nenhum ficou em 5% dos entrevistados na pesquisa em Florianópolis.

Sobre a avaliação da atual administração municipal, as pessoas que acham o trabalho como positivo passou de 50% na pesquisa anterior para 53% na pesquisa desta terça-feira. Já os que julgam a administração como regular passou de 31% para 29%.

Os que avaliam o governo de forma negativa passou de 14% em agosto para 13% em setembro. Os que não sabem ou não responderam somaram 5% nos dois levantamentos.

 

AVALIAÇÃO DA PESQUISA

Mesmo com os ataques mais incisivos contra Topázio Neto, vindos principalmente de Dário Berger e do ex-prefeito Gean Loureiro (UB), os números mostram que a confiança do eleitor no prefeito se mostra no mesmo patamar, sendo que provavelmente aqueles eleitores que iriam votar branco e nulo, acabaram se decidindo em votar em Topázio, já que a porcentagem de indecisos continua a mesma, com 10%.

Depois de um mês de campanha e de 18 dias de horário eleitoral, os florianopolitanos indicam que preferem a continuidade do que trocar a administração da Capital. Os demais candidatos também não mostraram nada que fizesse o eleitor repensar a sua escolha e esse cenário parece mesmo que não vai mudar. A vantagem de Topázio Neto só deve ser alterada se algo de muito significativo acontecer até o dia 6 de outubro.

Neste momento, segundo a pesquisa, ele liquida a eleição no primeiro turno por ter mais de 50% dos votos válidos, onde se exclui os votos brancos e nulos. Mas ainda tem mais 19 dias de disputa e muita coisa deve acontecer até o dia da votação.

 

Pesquisa estimulada Quaest/NSC de 17/9 comparado com a de 27/8:

  • Topázio (PSD) – 43% (tinha 40%)
  • Dário (PSDB) – 15% (tinha 16%)
  • Marquito (PSOL) – 14% (tinha 13%)
  • Vanderlei Lela Farias (PT) – 6% (tinha 6%)
  • Pedrão Silvestre (PP) – 5% (tinha 6%)
  • Brunno Dias (PCO) – 1% (tinha 0%)
  • Mateus Souza (PMB) – 1% (tinha 0%)
  • Rogério Portanova (Avante) – 0% (tinha 0%)
  • Carlos Muller (PSTU) – Não foi citado (tinha 0%)
  • Indecisos – 10% (eram 10%)
  • Brancos/Nulos /Não vai votar – 5% (eram 9%)

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais