A edição do Globo Repórter desta sexta-feira, 9, vai mostrar o consumo de chás medicinais pelo Brasil e Santa Catarina será destaque com reportagem da NSC TV.
A equipe formada Ricardo Von Dorff, Mateus Castro e Vinicius Dias foi conhecer o trabalho de pesquisa para novos chás de erva-mate e um projeto que ensina a aproveitar melhor as plantas medicinais.
Na região Norte de Santa Catarina, um professor do curso de nutrição da Universidade de Joinville desenvolveu um projeto que ensina receitas de saúde aos idosos. Eles aprendem como aproveitar melhor as propriedades medicinais das plantas.
“O curso ensina que essas plantas têm potencial de medicamentos. Além de aprender como fazer os chás, a ideia é estimular que os idosos tenham pequenas hortas em casa, mesmo que em sacadas de apartamentos”, explica o repórter Ricardo Von Dorff.
A Dona Brigitte é uma das alunas do curso. A horta dela é nas alturas. Ela vai contar como o gengibre, uma raiz comestível, marcou gerações da família dela.
A equipe também foi ao Paraná, na cidade de Colombo. De lá, será apresentado o que é considerado como novo ciclo da erva-mate. Pesquisadores da Embrapa pretendem dar opções para os consumidores substituírem a cuia pela xícara na hora de servir o chimarrão.
O Globo Repórter vai ao ar logo após a novela Vale Tudo