18 C
fpolis
18 C
fpolis
sábado, 28 maio, 2022

O Avaí caiu, mas o Figueira continua no Estadual de 2022

Reprodução/Avaí
Reprodução/Avaí
Últimas notícias

1 – A sabedoria do ‘Parapeito’

Na foto acima, vestindo a camisa do Avaí, Alexandre Alemão foi emprestado pelo Avaí ao Novo Hamburgo, bastou dois meses para que os dirigentes do Internacional se interessassem na sua contratação. Há mais de sete meses no Avaí e não perceberam o talento do Alemão, nem a turma do “Parapeito”. Ele chegou na Ilha vindo do Fluminense de Joinville, se viesse do Fluminense do Rio, seria titular. Os dirigentes gaúchos sempre encontram talentos em SC como: Abigail, Juarez, Vi, Vacaria, Valdo, Douglas, Valdomiro, Maicon Librelatto, Eduardo Costa, Claudinho, Gainetti, Edson Madureira e ladinho, para lembrar alguns. Qual foi o jogador que nossos clubes trouxeram de Internacional e Grêmio e que fez história na Ilha?

 

2 – Resultados do Estadual

No sábado, 19, o Avaí empatou com o Brusque e foi eliminado; à noite, do mesmo dia, o Camboriú venceu o Marcílio Dias por 3 a 2 e se classificou. No domingo, 20, ás 11h, o Figueirense empatou em zero com o Hercílio Luz e está em um dos jogos das semifinais; à tarde, o Concórdia empatou em um gol com a Chapecoense e continua no Estadual. Figueirense; Camboriú; Concórdia e Brusque são os semifinalistas.

 

3 – Jogos das semifinais

Estão marcadas para quarta-feira, dia 23, às 18h30 – Concórdia x Brusque e, à noite, às 20h30, – Figueirense x Camboriú. Os jogos de volta serão no sábado, dia 26, às 16h30, Camboriú x Figueirense, e no domingo, dia 27, às 16h, Brusque x Concórdia e Camboriú.

 

4 – Transparência

Quanto foi gasto no Avaí até agora para contratar 13 jogadores que em 16 jogos ganharam três; perderam a Recopa; o clássico do estadual por 4 a 1 e foi desclassificado pelo Brusque e pelo Ceilândia? Hoje, 21 de março, faltam 18 dias para iniciar a Série A, porque no dia 9 de abril o Avaí receberá o América MG, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro.

 

5 – Dívidas

Quem tem mais dívidas: Avaí ou Figueirense? Qual dos dois receberá mais recursos da televisão para disputar o campeonato brasileiro da Série A e da Série C? Quem fez um pedido de “recuperação Judicial” para parcelar as dívidas: Avaí ou Figueirense? Quem contratou mais jogadores de nome? Como foi uma semana de transparência, ficou parecendo que a campanha do time nestes três meses foi por causa das dívidas! Então, como se pode explicar o fato de que o Avaí ficou pelo caminho e o Figueirense, endividado, continua no campeonato?

 

6 – Deficitário

Escuto e leio que o campeonato estadual é deficitário, que os clubes pagam para jogar. Não entendo! Se é deficitário e, estão endividados, como contratam jogadores? Os “regionais” deveriam servir de preparativos para os brasileiros. O filho da Cotinha diz que o Estadual não serve para nada.

 

7 – Minha homenagem a:

Jorge Daux Filho
Jorge Daux Filho / Foto de Oestes Araújo.

Jorge Daux Filho, faleceu no último sábado (19/03), em Florianópolis, devido a um infarto. Gito, como era conhecido, foi presidente do Avaí e vice-presidente da FCF na administração de José Elias Giuliari, entre os anos de 1974 e 1976, durante este período assumiu, temporariamente, à presidência da FCF.

 

8 – Livre de contrato

Para entender: se um clube de futebol atrasa o salário de um jogador por três meses, segundo o estatuto do jogador profissional, o contrato perde o valor e ele fica livre. No Tribunal Regional do Trabalho ele pede o pagamento integral do que ficou acordado e se fizer uma denúncia junto a CBF e FIFA, o clube é rebaixado de categoria. Direitos federativos e direitos econômicos só valem se estiver escrito no contrato e sendo cumprido. Todos os clubes brasileiros quando estão prestes a atrasar o terceiro, saldam um e, ficam devendo sempre dois. No final do ano, os jogadores que permanecem no clube aceitam que os dois meses de salários atrasados sejam incorporados na prorrogação do novo contrato para receberem em parcelas, por mês, divididos no tempo de duração do novo contrato. Quem é dispensado cobra junto ao TRT e faz uma denúncia junto a CBF. Todos os clubes agem assim, alguns jogadores aceitam outros não.

 

9 – Jogos Champions

Champions recomeça nos dias 5 e 6 de abril com estes jogos de ida:

Reprodução
Reprodução

 

10 – Gastando a rodo

O Cruzeiro deve 1 bilhão, o Corinthians perto dos 900 mil, a dívida do Avaí é “exorbitante” e a do Figueirense está assegurada pelo pedido de “recuperação judicial”. Isso compromete o orçamento anual dos clubes em 20; 30 e 40%. Se os clubes tivessem “donos” e não presidentes perdulários emocionalmente, não continuariam gastando a rodo.

 

11 – Copa Europa

Terá estes confrontos e estas datas nos jogos de ida e volta.

Reprodução
Reprodução

FIM.

*Foto:Reprodução/Avaí

Paulo Brito
Paulo Brito nasceu em Florianópolis, graduou-se em jornalismo na PUC RS em 1972, mas desde 1971 exerce o ofício de comentarista esportivo, tendo trabalhado em jornais, rádios e televisões nas praças de POA, SP, BCN e FLN. Foi professor do IEE: - Instituto Estadual de Educação e no Colégio Catarinense, profissão que o levou a UFSC: - Universidade Federal de Santa Catarina onde permaneceu até 1998. Foi membro da Comissão que criou o Curso de Jornalismo na Federal de SC.
Mais notícias para você
Últimas notícias

Colombo enfrenta adversários dentro do PSD

Pelo menos três personalidades do cenário eleitoral catarinense, pré-candidatos assumidos, já receberam sinalizações do deputado Julio Garcia e de...
.td-module-meta-info { font-family: 'Open Sans','Open Sans Regular',sans-serif; font-size: 14px !important; margin-bottom: 7px; line-height: 1; min-height: 17px; } .td-post-author-name { font-size: 14px !important; font-weight: 700; display: inline-block; position: relative; top: 2px; }