Portal Making Of

O que sobrará para Décio Lima, Dário Berger e Gelson Merísio no governo de Lula

Desde o início da eleição de 2022 a relação de Décio Lima (PT) e Dário Berger (PSB) foi um tanto conturbada, pois ambos queriam ser candidatos a governador pela esquerda, mas a vontade de Lula acabou prevalecendo e Décio seguiu no páreo com Dário como candidato ao senado.

Décio Lima teve bom desempenho, indo para o segundo turno com Jorginho Mello (PL), mas sendo derrotado no fim. Apesar disso foi uma vitória, pois nunca antes na história do estado o PT tinha recebido tanto voto.

Mas as eleições passaram, Lula e Alckmin assumiram o Governo Federal e tem agora o compromisso com os seus soldados de Santa Catarina de arrumarem uma cadeira para os três principais nomes da esquerda aqui no estado.

Pensava-se que Décio, por já ter sido superintendente do Porto de Itajaí e de ser muito amigo de Lula, ficaria com o Ministério da Pesca, mas essa pasta serviu de moeda de troca com o PSD de Gilberto Kassab.

Lula e Alckmin sabem que o maior problema em Santa Catarina é a BR 470, que já teve a promessa do próprio Lula e também de Dilma Rousseff que seria concluída num dos governos do PT, o que acabou não acontecendo.

Agora eles recebem nova chance e o Dnit pode ser a galinha dos ovos de ouro para quem pensa em ser candidato a governador em 2026. Décio Lima, Dário Berger e o terceiro elemento Gelson Merísio (Solidariedade) nunca esconderam essa intenção.

A Eletrosul é uma outra empresa estatal do Governo Federal que sempre foi muito disputada e um dos três pode acabar por lá. Há outros cargos menores, como a Funasa, Ibama, Dataprev e a Receita Federal, mas Décio, Dário e Merísio já estão mapeados para coisas importantes, resta saber o que e aonde, pois os três tem bons padrinhos e não devem ficar desalojados.

O fato é que as eleições de 2026 já estão sendo programadas e não se pode perder nenhum aliado, pois a diferença de votos na polarização com o PL foi pouca e ter a máquina na mão tem uma importância enorme e muito provavelmente será usada pelo presidente Lula.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais