Portal Making Of

Open Banking entra na 3a fase e vai possibilitar pagamento direto com Pix

Open Banking entra na 3a fase e vai possibilitar pagamento direto com Pix
Imagem by Pixabay

Open banking: maior concorrência entre as instituições financeiras e o consumidor no controle dos seus dados. Saiba o que é e quais os benefícios.

 

O open banking (ou Sistema Financeiro Aberto) começou a ser implementado no Brasil em fevereiro de 2021, com o compartilhamento de informações sobre os produtos oferecidos pelas instituições financeiras. Em 13 de agosto, entrou na 2ª fase, com o compartilhamento de informações do consumidor e hoje, 29 de outubro, começa a 3ª fase que irá permitir aos usuários o pagamento via Pix, sem a necessidade de acessar aplicativos bancários, ou seja, as pessoas vão poder efetuar o pagamento via Pix em sites de e-commerce sem precisar acessar o aplicativo do banco.

 

De forma prática o consumidor autoriza o débito na sua conta corrente. O que significa que ao escolher pelo Pix, você irá informar a sua chave de identificação, que pode ser o CPF ou endereço de e-mail, no site de e-commerce. A empresa responsável irá acionar o banco para realizar o débito. No entanto, antes do procedimento ser realizado, a instituição financeira irá emitir um comunicado com todos os detalhes da compra para o correntista garantindo a segurança da operação.

 

O Open Banking é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.

 

O sistema Open Bank tende a ser benéfico para consumidores e micros e pequenos empresários, pois democratiza o acesso aos dados e a melhores condições de negociação com diferentes bancos e instituições financeiras. Mediante a autorização, os dados do consumidor poderão ser consultados, facilitando também a definição do perfil, a negociação com diferentes instituições financeiras e, consequentemente, pagamento de taxas e juros menores, negociação de dívidas e obtenção de empréstimos ou parcelamentos. Uma vantagem para os bons pagadores.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: