Portal Making Of

Pelé morre aos 82 anos

Reprodução

Morreu nesta quinta-feira, 29, aos 82 anos, o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé. A causa foi a falência múltipla dos órgãos. Pelé estava internado desde o dia 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo, após apresentar um quadro de anasarca (inchaço generalizado) e insuficiência cardíaca descompensada.

O ex-jogador foi diagnosticado com câncer em setembro de 2021, e iniciou a quimioterapia ainda em dezembro do ano passado. O rei do futebol estava acompanhado de filhos e alguns netos no hospital. A família ainda não divulgou detalhes sobre o velório, mas uma estrutura foi montada na Vila Belmiro nos últimos dias para receber a vigília.

Pelé deixa um rico legado para os amantes do futebol, com uma carreira com mais de mil gols marcados e foi o jogador mais jovem a vencer uma Copa do Mundo, em 1958, com 17 anos e 8 meses, na Suécia. O então garoto fez seis gols na primeira Copa do Mundo e foi o artilheiro do Brasil.

Edson Arantes do Nascimento nasceu na cidade de Três Corações, em Minas Gerais, no dia 23 de outubro de 1940. Aos quatro anos de idade, Edson e sua família mudaram-se para Bauru, em São Paulo.

Destaque dos jogos nas ruas de Bauru, Pelé passou por algumas equipes amadoras durante sua infância, e, aos 11 anos, o jogador Waldemar de Brito descobriu-o e convidou-o para a equipe que estava formando: o Clube Atlético de Bauru. Com 16 anos, Pelé chegou ao Santos como promessa.

O Rei do Futebol atuou durante quase toda a carreira no Santos, entre 1956 a 1974. No período, ele levou o clube a conquistar dez títulos estaduais e seis campeonatos nacionais (Taça Brasil e Torneio Robertão), além de duas Copas Libertadores e dois Mundiais de Clubes, em 1962 e 1963. Pelo Santos, Pelé fez 1116 jogos e marcou 1.091 gols. Ele despediu-se do clube no dia 2 de outubro de 1974.

De 1958 a 1970, foram três títulos em quatro Copas. Pelé tornou-se também o único jogador da história a ser tricampeão mundial (1958, 1962 e 1970). Ele marcou 95 gols com a camisa do Brasil e ainda é o maior artilheiro da seleção masculina.

Pelé fez seu último jogo pela Seleção Brasileira em julho 1971, no Maracanã, em um amistoso contra a Iugoslávia.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais