Portal Making Of

PL de Santa Catarina formou o maior número de parceria com o MDB em 2024

Nas eleições municipais de 2024, o MDB lançou 178 candidatos a prefeito e 144 candidatos a vice, num total de 322 postulantes. Já o PL de Jorginho Mello lançou 184 candidatos a prefeito e 131 candidatos a vice, totalizando 315 nomes.

Obviamente que em algumas cidades tanto MDB quanto PL acabaram indo de chapa pura, e por isso que o número total de candidatos ultrapassa o número de 295 municípios catarinenses.

Diante dessa matemática, constata-se que o PL e MDB são os maiores aliados nas eleições municipais aqui no Estado. Eles formaram 81 alianças, onde o PL tem 36 candidatos a prefeito, 26 candidatos a vice-prefeito e 19 coligações onde os liberais apoiam o candidato a prefeito do MDB sem indicar o vice. Já o MDB lançou 45 nomes que receberam a composição de chapa ou o apoio do PL em 2024.

Mas o governador Jorginho Mello tratou de se aliar com outros partidos, como PP, União Brasil, PSDB e até com o PSD, que parece ser o seu maior adversário nessa eleição.

Os progressistas estão com o PL em 56 cidades, sendo que os liberais têm a cabeça de chapa em 24 delas. Já o PSD formou a aliança com o PL em 43 municípios, onde o PL indicou o prefeito em 22 e o PSD ficou com a cabeça de chapa em 11 municípios. Os demais são apoios onde um deles ficou fora da majoritária.

Os demais aliados do PL em Santa Catarina são o União Brasil, com 19 coligações; o PSDB com 17 coligações; o Podemos da deputada Paulinha fechou com o PL em 7 cidades e o último foi o Republicanos, com 3 cidades.

Todas essas alianças são para que o Partido Liberal consiga atingir a sua meta de eleger 100 prefeitos nas eleições municipais de 2024. É também para garantir a Jorginho Mello que ele tenha o maior número de apoio na sua reeleição, em 2026.

Tendo lançado 184 candidatos a prefeito em 2024, pode sim atingir o número de 100 prefeituras comandada pelo seu partido, mas vai ter que continuar negociando com as outras legendas o apoio de outros prefeitos.

Tudo porque sobrariam 195 cidades onde o PSD de João rodrigues pode não só eleger o prefeito, como fazer uma grande aliança que envolva, por exemplo, o MDB, que costuma ser o partido que mais elege prefeitos em Santa Catarina.

 

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais