Portal Making Of

Plano Diretor para inglês ver?

Foto: Discussão do Plano Diretor no Centro de Eventos / Crédito: Divulgação.
Foto: Discussão do Plano Diretor no Centro de Eventos / Crédito: Divulgação.

A expressão “para inglês ver” define bem a participação popular na discussão do novo Plano Diretor de Florianópolis. A proposta de que a discussão fosse participativa, levou a Prefeitura a promover audiências públicas em vários cantos dessa belíssima Capital, mas o tom democrático era um, mas a vontade de ouvir e incorporar as sugestões era outra, ou pelo menos parecia ser. No início da semana, a última e derradeira sessão para fechar a proposta do Plano Diretor começou às 16h, mas entrou madrugada adentro. Mais de 100 inscritos, dos quais, quase a totalidade, teceram críticas à proposta.

A lição aprendida é que a velha política ainda administra para poucos interesses e ouvir a população está longe da democracia que dizem defender. Um plano participativo e com a colaboração de gente competente, instituições representativas, órgãos, fundações, centros de pesquisa com  competência técnica, e que conhecem a fundo as leis, o planejamento urbano, o meio ambiente, soluções de mobilidade urbana e as peculiaridades de uma ilha seria de bom tom e de grande valia para o que se espera da Florianópolis do futuro.

Que a última audiência tenha a cara de primeira e que caia a ficha da atual gestão e do Prefeito Topázio da Silveira: se quiser entrar para a história tem que honrar a qualidade de vida de todos os manezinhos de norte a sul, leste a oeste da ilha, não adiante verticalizar a cidade se vai afogar a população em congestionamentos. Não há que ter pressa, mas sim ter vontade política para fazer um Plano Diretor bem feito.

No dia 20/08, a partir das 13h com transmissão ao vivo pela TV Câmara, vai acontecer a abertura do ciclo de debates no âmbito do Conselho da Cidade. O evento contará com a abertura de um chat para colher dúvidas e sugestões da população e até lá o que fica é o gosto amargo de quem tem muito a dizer.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Questionamento Ético

Notícias desta demana: Investimentos da JBS, Posse no Sebrae/SC, UFSC Blumenau, Réveillon de Florianópolis, Comcap em Ação e Indicadores Econômicos em Foco.

Réveillon para ficar na memória

É preciso ter coragem e ousadia para inovar, mas também é necessário bom senso para rever o rumo quando as coisas não saem como o

Balanço 2023: entre desafios e perspectivas

O cenário econômico brasileiro em 2023 reflete avaliação positiva do governo Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com conquistas em diversas áreas. Destaca-se,

Carnaval: sim ou não?

Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval, mas por aqui vai ter ou não o Carnaval? Leia a matéria a seguir e deixe sua opinião nos comentários.

Patrimônio catarinense

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí.

Pontos e Contrapontos

Da desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos a retração da economia catarinense pelo segundo mês consecutivo, entre outras notas.

Sem licença

O touro no mercado financeiro representa “otimismo e a força dos investidores”, mas por aqui ele chegou sem licença e causando polêmica.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.