Portal Making Of

Podcasts corporativos crescem no país

O brasileiro é um dos maiores consumidores de conteúdo via podcast do mundo, conforme apontam estudos recentes. Um deles, realizado em 2022 pela plataforma CupomValido.com.br, com dados da Statista e do Ibope, coloca o Brasil no terceiro lugar entre os maiores apreciadores deste tipo de recurso auditivo – atrás da Suécia e da Irlanda, com mais de 30 milhões de ouvintes.

O sucesso com o público chamou a atenção das empresas e o podcast vem sendo cada vez mais utilizado nas estratégias comerciais. “A humanização é uma estratégia para criar intimidade com as pessoas que fazem parte do público-alvo e o podcast é uma ferramenta que possibilita isso, colocando o CEO, o especialista, o empresário para falar diretamente com o público”, comenta o consultor empresarial e estrategista de negócios, Roberto Vilela.

O consultor, que atende dezenas de empresas de variados setores, mantém, em parceria com o especialista em marketing e branding, D.J. Castro, o podcast O Novo Hunter, no qual entrevistam lideranças empresariais de renome no mundo dos negócios.

Roberto estendeu o alcance das entrevistas e incorporou o podcast aos seus produtos oferecidos às empresas que atende durante convenções de vendas. “A ideia é levar esse recurso para dentro das companhias, para que os gestores tenham essa experiência, podendo utilizar o conteúdo retirado da entrevista conforme sua estratégia de gestão”, explica.

Recentemente, a companhia têxtil Nanete contratou o serviço e uma entrevista especial com a CEO ocorreu durante a convenção da empresa. O conteúdo é disponibilizado para o contratante, que pode subir em seu canal ou compartilhar com prospects e colaboradores, por exemplo.

A Lincros, empresa de tecnologia especializada em soluções para gestão logística mantém o programa Café com Logística, onde recebe profissionais do mercado de transporte e distribuição, com o intuito de promover informações sobre logística, tecnologia e comunicação.

O Café com Logística traz episódios com convidados de empresas como Natura, Grupo Hope, Mercado Livre e Pfizer, e mais de 39 mil ouvintes. Em 2022, o podcast esteve entre os 5% mais compartilhados do mundo, chegando a 13 países, segundo o Spotify. Para 2023, a meta é ampliar o escopo dos episódios para temas que permeiam a logística, como empreendedorismo, gestão de pessoas, tecnologia e inovação, entre outros.

O modelo podcast, inclusive, é o preferido dos brasileiros, segundo o mesmo estudo da CupomValido.com.br. Depois vêm as narrativas, mesas redondas, reportagens e resumos do dia.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Leia mais

Ildiane Silva anuncia saída da NDTV

Na última sexta-feira (6), a jornalista Ildiane Silva anunciou nas redes sociais o seu desligamento da NDTV. A comunicadora vai assumir a coordenação do núcleo

O Brasil não é um país para amadores

O principal assunto do domingo foi a invasão do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal por parte de manifestantes de

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la. Anselmo Prada