Portal Making Of

Quem começa melhor a preparação para 2024: Avaí ou Figueirense?

Foto: Leandro Boeira / AFC

Em divisões diferentes e com orçamentos desiguais, não dá para estabelecer um parâmetro de comparação entre Avaí e Figueirense, até pelo fato de terem objetivos distintos. O Avaí briga pela Série A e o Figueirense para voltar à Série B, onde o Leão da Ilha já está. No Campeonato Catarinense, que começa em 21 de janeiro de 2024, vamos saber quem sai melhor. Há uma certeza, o poder financeiro do Avaí com o aporte recebido da Liga Forte, que dá tranquilidade para montar uma equipe competitiva. Com orçamento modesto, em torno de 600 mil reais mês, o alvinegro vai garimpando atletas jovens com perfil de força e velocidade, qualidades fundamentais para quem inicia do zero.

Marco Aurélio ao lado de Enrico Ambrogini                              Foto: Carlos Alberto Ferreira

No meu entendimento, o Figueirense fez a melhor contratação de todas: o executivo de futebol Marco Aurélio Cunha para comandar o processo de reestruturação do futebol a partir da parceria com a Clave Capital, um fundo de investimentos que está aportando os valores iniciais para a largada em busca dos objetivos. De quebra, o Figueira ainda trouxe o CEO Enrico Ambrogini, jovem executivo com larga experiência na reestruturação de equipes em baixa. Vem do Cruzeiro, com bom trabalho ao lado de Ronaldo Fenômeno.

Médico ortopedista, Marco Aurélio Cunha, nascido em 28 de fevereiro, tem 69 anos. Uma experiência incrível no futebol, acumulando passagens por vários clubes do futebol brasileiro e também nos grandes do Japão, o Kashiwa Reysol e o Verdy Kawasaki. No Figueira é a segunda passagem. No Avaí, foram duas, onde na última em 2021 conquistou o título catarinense e ajudou a equipe a chegar à Série A. Sem falar nos cinco anos que ficou na CBF coordenando o Futebol Feminino do país.

Zagueiro Genilson, na coletiva

Este trabalho silencioso já rende resultados ao Figueirense com o anúncio e apresentação dos primeiros reforços. Cedric, Matheus Farinha, Genilson, JP Iseppe, Jonathan e Tito. Ainda tem para confirmar os atacantes Alisson Santos e Ruan Levine, além do zagueiro Tomás Kayk. Começa bem o alvinegro, já trabalhando forte com o técnico João Burse. O Figueirense antecipou tudo para ganhar tempo para sua estreia diante do Criciúma no dia 20 de janeiro, às 16h30min, no Estádio Heriberto Hülse.

Willian Thomas

Willian Thomas volta Foto: Leandro Boeira / AFC

Pelo lado do Avaí, chama a atenção a recontratação do executivo de futebol Willian Thomas como informou o colega Fabiano Linhares. É surpreendente uma vez que Thomas ocupava o cargo de executivo de futebol quando Júlio Heerdt assumiu a gestão. O cargo hoje é de Eduardo Freeland, o profissional responsável por montar o grupo que tem a missão de fazer a gestão decolar no futebol. Dois anos se passaram e as tentativas foram todas frustradas.

A vinda de Willian Thomas parecer ser um desejo especial do presidente. Imagino que Júlio queira ter um assessoramento especial ligado ao futebol. A função foi transferida para Bruno Comicholi, vice-presidente à época do início da gestão. Bruno renunciou na metade deste ano, substituído pelo presidente do Conselho Deliberativo, Luciano Leite Kowalski. Willian Thomas, que não foi anunciado ainda, deverá ter este papel, sentar ao lado do presidente e dar as coordenadas para o futebol.

Com dinheiro no bolso tudo fica mais fácil para todo mundo. A injeção de recursos de 22,3 milhões de reais confirmada pelo presidente no programa da Jovem Pan News, deu um conforto no momento de buscar qualidade. O Conselho Deliberativo votou semana passada uma suplementação orçamentária para fechar 2023, depois do estouro no orçamento, e deve votar na sequência, a peça orçamentária que vai balizar o trabalho da próxima temporada.

Para reforçar o time, após o anúncio de 17 nomes liberados com o fracasso na Série B deste ano, o Avaí liberou alguns nomes que serão apresentados à imprensa em breve, bem como renovações. A necessidade de vencer leva a investimentos de três dígitos nas contratações. Quem pode, pode.

Reforços 

O clube anunciou ainda um pré-contrato com o volante Ronaldo Henrique, atleta de 29 anos, que fez toda a sua carreira no Sport Recife. E as renovações de contrato do meia Giovanni e do meia-atacante Jean Lucas, além da contratação do meia João Paulo, um velho conhecido da torcida. Bom jogador e que vai ajudar demais na campanha de 2024.  Para a zaga vem o zagueiro Tiago Pagnussat, que estava no Ceará. Jogador muito bem referendado, com muitos jogos na temporada. Pela regularidade, também será importante no trabalho do técnico Barroca. E anunciado por último foi o lateral esquerdo Mário Sérgio, que estava no Ituano. O clube precisa reforçar o setor, pois Cortez foi dispensado e sobra apenas Natanael, que ninguém sabe ainda se vai ficar ou não na Ressacada.

Mundial de clubes

Diniz pronto    Foto: Lucas Merçon / Fluminense

O Fluminense fará história nesta segunda-feira (18), quando entrar em campo no Estádio King Abdullah Sports City, a partir das 15 horas, para fazer sua estreia no Mundial de Clubes da Fifa, diante da equipe egípcia Al Ahly. Fernando Diniz disse que o tricolor está pronto. Deve repetir a equipe da final da Libertadores, quando foi campeão em cima do Boca Júnior. Tem tudo para chegar à grande final. Manchester City e Urawa Reds, do Japão, fazem a outra semifinal, nesta terça-feira.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: