Portal Making Of

Figueira vence Aparecidense e Alisson é destaque; Avaí segue com jejum de gol

Alisson chuta para abrir a vitória alvinegra Foto: Patrick Floriani / FFC

Quando o trabalho é bom, os resultados aparecem. Não é por acaso que o Figueirense chega aos sete pontos e na segunda colocação da Série C. A vitória sobre a boa equipe da Aparecidense por 2 x 0 na tarde deste domingo, no Scarpelli, com 9.178 torcedores, foi merecida e com um futebol eficiente. A equipe do técnico João Burse tem o melhor início da Série C, depois de quatro temporadas e luta para buscar a classificação à fase decisiva. Alisson é seu melhor jogador, o craque do jogo de domingo, mas o goleiro Ruan Carneiro fez defesas especiais e ajudaram em mais uma vitória alvinegra.

Vitória justa do alvinegro, mas jogo foi duro no Scarpelli    Foto: Jana Mafalda Press

Conjunto forte

Cristian Renato fez seu 1ª gol Foto: Patrick Floriani /FFC

O que o Figueirense tem de especial para confirmar a boa fase? Trabalho coletivo, que vem desde o Campeonato Estadual, com a manutenção da mesma formação. Em time que está ganhando não se mexe, jargão do futebol. Mas se mexe sim, para ganhar em qualidade diante de desafios maiores que virão pela frente. Porém, “a única constante é a mudança” como disse o filósofo Heráclito. A equipe tem mais de onde tirar e crescer. Basta que os reforços hoje lesionados, estejam liberados para o técnico João Burse fazer suas escolhas. Por enquanto, não tem razão para mexer.

Alisson, o destaque 

Alisson foi o craque do jogo Foto: Patrick Floriani /FFC

Quem é Alisson, hoje o artilheiro do Figueira na temporada e também na Série C? Um atacante versátil e habilidoso com a bola nos pés. Já deve ter chamado a atenção de clubes de divisões acima. Este baiano de 21 anos está emprestado pelo Vitória (BA), onde fez toda a base. Jovem, tornou-se atacante de qualidade com suas jogadas pelo setor esquerdo, bom finalizador. Será que o Figueirense corre o risco de perdê-lo para o restante da competição? Será fundamental para ajudar o Figueira a voltar à Série B.

 

Alvinegro solidário 

Donativos da torcida alvinegra Foto: CAF

O torcedor alvinegro atendeu ao chamado do Figueirense e colaborou com os atingidos pela catástrofe no Rio Grande do Sul, doando alimentos não perecíveis e materiais de limpeza. Foi muito bacana o torcedor entregando os donativos nos portões do Estádio Orlando Scarpelli. Nesta segunda-feira, o Figueirense disponibilizará todo o material arrecadado para envio aos atingidos no Estado vizinho. Parabéns ao torcedor alvinegro.

Volta por cima

O povo gaúcho é forte e vai dar a volta por cima como deu Santa Catarina com as muitas enchentes que atingiram o Vale do Itajaí e Sul do Estado. Neste domingo, nos Estádios de futebol pelo país, homenagens com minuto de silêncio em memória daqueles que perderam a vida nessa imensa tragédia climática. Solidariedade e carinho a todos os atingidos e aos familiares dos que perderam suas vidas.

Precisa fazer gol 

Giovanni (E) foi substituído no segundo tempo                  Foto: Paysandu SC

Os atacantes azurras esqueceram o caminho do gol ou tem algo mais que não conseguimos perceber. Só pode, sem gols não se vence no futebol. O empate melancólico diante do Paysandu, na sexta-feira, em Belém do Pará, jogando com um a mais durante todo o segundo tempo, foi muito ruim para o Leão, que segue na zona de rebaixamento. O ponto foi comemorado, mas é pouco para quem mira o acesso no fim do ano. Marquinhos Santos, técnico interino, fez diferente do que Barroca, mas a equipe não correspondeu.

Brilho nos olhos 

Achei o time do Avaí sem brilho nos olhos, faltou gana para ganhar o jogo. A Série B exige entrega individual e coletiva. Não vimos isso no momento em que ficou com um a mais por conta da expulsão do zagueiro do Papão. Marquinhos colocou o time para frente, fez várias mudanças e perdeu a organização para chegar ao gol. Precisa melhor e muito contra o Coritiba, sábado que vem, às 11 horas, na Ressacada.

Cadê o ataque?

Poveda perdeu o faro de gol?  Foto: Frederico Tadeu / AFC

O que está acontecendo com o melhor ataque do Campeonato Catarinense? Não conseguiu marcar um gol em três rodadas da Série B do Brasileiro. Falta de confiança? Qualidade técnica de seus atacantes? Foram mudanças na formação e essas mexidas, que já começaram com Barroca na primeira rodada, tiraram a confiança de Pedrinho, Garcez e Poveda, artilheiro do Estadual e agora está passando em branco e no banco de reservas. Pottker, que virou titular, está muito mal, parece que não voltou ao seu melhor após a cirurgia e o tempo parado.

Felipinho 

Felipinho (D)       Foto: Divulgação/TFC

Não servia para o Avaí, ganhou poucas oportunidades, não acreditaram nele. Agora é destaque no ataque do Tombense. Tem ajudado a equipe mineira nesta campanha na Série C, cujo técnico é Raul Cabral, ex-Hercílio Luz e Avaí. Conhece o seu talento. O atleta tem 21 anos e foi formado na base azurra. Uma pena que desistiram cedo dele. A torcida azurra cobra a presença de atletas da base na equipe principal, uma promessa de campanha da diretoria, mas que não vem acontecendo. Outro destaque da base, Andrey, foi emprestado ao Náutico (PE).

Paulo Baya 

Outro que não serviu para o Avaí de Eduardo Freeland e foi embora. O jogador chegou ao clube em 2022 onde disputou a Série A, mas não se deu bem. Foi liberado. Neste domingo, foi o autor do primeiro gol do Goiás diante do Brusque em jogada individual. Rafael Gava, outro que não se deu bem e foi dispensado por não apresentar bom futebol, vem se destacando no meio-campo do Goiás, o segundo colocado na Série B. Mais e mais jogadores são destaques em outras equipe, mas que não deram bem no Avaí. Por que será?

Lando Norris 

Finalmente  Foto: Foto: Rudy Carezzevoli/Getty Images

Venceu o GP de Miami neste domingo, no duelo com o tricampeão Max Verstappen. Fim de um jejum de quase três anos da Mc Laren. Lando Norris encerrou seu jejum pessoal, o maior número de pódios sem triunfo na Formula Um. Verstappen, da Red Bull, líder do campeonato, ficou em segundo e Lecrerc, da Ferrari, ficou em terceiro.

Real campeão

Destaque do “X” do Real Madrid

Ganhou em casa do Cadiz por 3 x 0 e sagrou-se campeão de La Liga, 36ª conquista do Campeonato Espanhol. Foi beneficiado pela derrota do Barcelona para o Girona por 4 x 2. O Real Madrid de Carlo Ancelotti, Vini Jr e Rodrygo é um time espetacular. Tem qualidade demais. São quatro rodadas de antecedência nesta conquista. O desafio da semana no Santiago Bernabéu será contra o Bayern de Munique, pela semifinal da Liga dos Campeões. Jogo de ida foi 2 x 2.  É gostoso de ver o Real Madrid jogar.

Brusque perde

Nova derrota Foto: Lucas Cardoso/BFC

Mais uma derrota dentro de casa, a segunda seguida. A primeira foi pela Copa do Brasil, na Arena Joinville, por 1 x 0 para o Atlético-GO, e neste domingo, por 2 x 0 para o Goiás, no Gigantão das Avenidas, em Itajaí. O Brusque sempre joga fora, por conta das obras no Estádio Augusto Bauer. Ainda levará tempo para que o estádio reformado possa receber os jogos do Brusque. Assim fica complicado e favorece os adversários.

Chapecoense tropeça

Chape bobeou no final    Tiago Meneghini/ACF

Não pode tropeçar assim se quiser voltar à Série A. Vencendo por 2 x 0 em casa, a Chapecoense perdeu os 100% na Série B ao ceder o empate para o América-MG. Um descuido, a vitória estava na mão e não dá para perder ponto assim. Se vencesse estaria na liderança. Tomar gol aos 51 minutos do segundo tempo foi uma ducha fria para o torcedor que compareceu na Arena Condá. Ainda bem que a competição está no início. A Chape é a segunda colocada.

 

 

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais: