Repórteres da Globo teriam tomando uma bronca da direção da emissora por publicidades feitas através de redes sociais como Instagram. Segundo o site Notícias da TV, a empresa só permite que apresentadores, narradores e comentaristas façam esse tipo de conteúdo.
De acordo com a reportagem, uma jornalista que atua em transmissões do SporTV viajou na folga e marcou o hotel onde ficou para agradecer a estadia, o que foi configurado jabá –termo utilizado para definir o ganho de vantagens. A profissional, no entanto, comprovou que pagou pela hospedagem e, por fim, recebeu apenas uma notificação.
O site divulgou trechos de um comunicado interno assinado por Gustavo Maria, diretor de Redação do Esporte da Globo, no qual ele chama a atenção para a determinação da emissora.
“Queria reforçar com todos vocês repórteres um trecho dos Princípios Editoriais bastante esclarecedor sobre o cuidado que precisamos ter com as marcas nas redes sociais. Noto que muitos têm dúvidas. Infelizmente, diversas vezes descobrimos essas dúvidas após uma postagem inadequada”, diz Maria no e-mail, citando um trecho do documento em seguida.
“É imprescindível que o jornalista do Grupo Globo evite a percepção de que faz publicidade, mesmo que indiretamente, ao citar ou se associar a nome de hotéis, marcas, empresas, restaurantes, produtos, companhias aéreas etc. Isso também não deve acontecer em contas de terceiros, e o jornalista deve zelar para evitar tais ocorrências”, consta nos Princípios Editoriais.
Procurada para comentar os assuntos tratados na reportagem, a Globo preferiu não se manifestar.