Portal Making Of

SC vitrine para o mundo – Por Jatyr Ranzolin

Por Jatyr Ranzolin*

Há sete anos tive a oportunidade de conhecer a FIN Porto, um evento voltado à integração de países de língua portuguesa com palestras e exposição das culturas locais. Sendo o Brasil o maior país de língua portuguesa no Mundo, aliado ao fato de sermos uma potência comercial, nasceu a FIN Brasil que chega à sua segunda edição nos dias 28 e 29 de março em Florianópolis, Santa Catarina. A expectativa é que U$70 milhões sejam movimentados em negócios nesta que se tornou uma das maiores vitrines do Brasil para o Mundo na América Latina. Transformamos o evento português numa feira multissetorial e 300 expositores do Brasil e exterior vão apresentar produtos e serviços para quase 20 países que se farão presentes com seus embaixadores e demais representantes. Podemos afirmar que somos sim, que teremos uma expressiva vitrine para o mundo em Santa Catarina.

É chover no molhado dizer que vivemos num mundo global, com distâncias encurtadas pela tecnologia. Mas na forma física, o que teremos em Santa Catarina materializa esta globalização e possibilita a troca real de potências dos cinco continentes. Com representantes confirmados de países como EUA, Portugal, Angola, Espanha, Alemanha, Israel, Suíça, França, Reino Unido, Hong Kong e Coreia já observamos a força do evento que é um balcão de negócios inédito no país. Atualmente, o maior produto de exportação nacional é o agronegócio, que está entre os setores que serão apresentados na FIN. Mas a construção civil, mais precisamente smart cityes, a bola da vez da inovação global, terá importância considerável neste momento e países africanos, em especial, vem ao Brasil conhecer não só a nossa tecnologia neste tema, mas a maneira como outras nações vem desenvolvendo este conceito que faz o futuro das cidades já ser uma realidade presente. Energias renováveis e saúde são outros destaques entre os assuntos da feira.

Acredito que eventos desta natureza, de troca real de conexões comerciais mundiais, tornem-se cada vez mais comuns porque não existem mais fronteiras para o desenvolvimento. O vanguardismo da Câmara de Negócios Brasil Portugal, organizadora da FIN, é apenas a abertura de uma janela que não se fechará mais, apenas se ampliará. Os envolvidos da FIN 2023, que não à toa acontece em Santa Catarina, um berço de inovação e desenvolvimento, estão construindo um momento histórico que se assemelha ao período das grandes expedições que há séculos buscou integrar os continentes. E o que viveremos durante a FIN 2023 coloca o Brasil, e o mundo, numa nova expedição rumo às oportunidades.

*Jatyr Ranzolin – Presidente da Câmara de Comércio Brasil – Portugal SC.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton

Leia mais

Destaques da semana no Portal Making Of

Selecionamos aqui os destaques da semana na Making Of. Confira abaixo uma pequena descrição de cada uma e o link para você acessá-la.   Claiton