Portal Making Of

Sem rumo

Foto: Palácio do Planalto / Crédito: Pixabay

Na falta de um política econômica efetiva, o Banco Central anunciou mais um aumento essa semana e a taxa Selic alcançou o maior patamar desde dezembro de 2016: 13,25% a.a. Foram 11 aumentos consecutivos.

Sem rumo. Na semana passada o Presidente Jair Bolsonaro e o Ministro da Economia Paulo Guedes pediram aos “donos de supermercado” que congelassem os preços. O pedido comprova a falta de preparo de ambos para os cargos que ocupam e que não sabem o que fazer para conter a inflação.  Na falta de uma política econômica efetiva do Governo Federal, a opção que resta para tentar conter a inflação é via Banco Central e o aumento de juros, com o risco de desencadear desemprego e um ciclo de recessão ainda profundo. Isso porque o aumento consecutivo de juros é usado para conter o crédito e o consumo – supostamente, mas o problema é que a inflação atual não é alavancada pelo consumo e sim pelo aumento de custos e a falta de credibilidade do próprio Governo.

Mudança de postura! A arma que está nas mãos do Presidente e que deveria ser usada todos os dias é alavancar a credibilidade com ações positivas que sinalizassem aos investidores e consumidores que o Governo sabe o que está fazendo, que está disposto a ancorar a retomada do crescimento econômico e a governar para todos os brasileiros.  Para alcançar credibilidade seria necessário uma postura austera, politicamente correta, ambientalmente e socialmente responsável. Porém a falta de conhecimento sobre os fundamentos econômicos e com aplicação de políticas de exclusão de temas importantes para a construção de um país mais justo e economicamente responsável está na contramão de tudo o que acontece. A política de aniquilamento da educação, saúde pública, cultura e ambiental estão fora das prioridades do atual Governo.

O preço da negligência. Quando o representante máximo do país negligência temas relevantes ao desenvolvimento, ele joga o Brasil num abismo sem fim, não apenas pelas trágicas consequências vistas nas ruas com o aumento de pedintes nos semáforos ou de pessoas dormindo nas ruas, mas também do alcance internacional de suas ações ou falta delas.  A morte brutal do jornalista Dom Phillips e do indigenista brasileiro Bruno Araújo Pereira na Amazônia e a postura medíocre do chefe de Estado que transfere a culpa aos ambientalistas ecoaram mundo afora. A indignação é tão óbvia, mas o Presidente nunca escondeu de que lado que está, as bandeiras que defende, ou os grupos que prioriza. A única certeza é que depois de quatro anos de barbárie e destruição será necessário uma coalizão e o trabalho de algumas gerações para reverter o retrocesso.

Os colunistas são responsáveis por seu conteúdo e o texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal Making of.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Carnaval: sim ou não?

Muitos prefeitos pelo Brasil estão decidindo pela suspensão do Carnaval, mas por aqui vai ter ou não o Carnaval? Leia a matéria a seguir e deixe sua opinião nos comentários.

Patrimônio catarinense

A Epagri comemora 30 anos com uma série de eventos, com destaque nesta semana para o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis e a inauguração de um novo laboratório em Itajaí.

Pontos e Contrapontos

Da desobrigação do uso de máscaras em locais abertos e a liberação do público total em eventos a retração da economia catarinense pelo segundo mês consecutivo, entre outras notas.

Sem licença

O touro no mercado financeiro representa “otimismo e a força dos investidores”, mas por aqui ele chegou sem licença e causando polêmica.

Catarinenses em Lisboa

O grupo, organizado pelo Startup SC, projeto do Sebrae de Santa Catarina, utilizou o evento como uma alavanca para criação de parcerias e expansão global.

Detector de mentiras já!

Mentir para o mercado e aos olhos dos investidores é dar um tiro na credibilidade do país. Os investidores estão bem informados, tem assessores competentes e a verdade está a um clique de distância e mesmo assim ele insiste em fazer isso. Quer saber quem?

Charlatanismo insano

A eleição de 2018 dividiu o país e a pandemia aumentou o abismo entre os dois lados de forma insana, pois também fez crescer as notícias falsas para dar respaldo à pautas absurdas. Veja como você pode ter sido enganado por um charlatão no link:

Sem crise

Sem crise! Os resultados de Santa Catarina confirmam os bons ventos que sopram sobre o mercado imobiliário.

Prêmios e prisões agitam Santa Catarina

A Importância da escolha consciente nas eleições municipais Santa Catarina ganhou destaque nacional na última semana, porém, com notícias contrastantes. Enquanto os municípios de Treviso,

Santa Catarina atrai gigante da tecnologia

Governo Estadual Assina Parceria Estratégica com TP Link, Líder Mundial em Roteadores O governador Jorginho Mello formalizou um protocolo de intenções entre o Governo do

Questionamento Ético

Notícias desta demana: Investimentos da JBS, Posse no Sebrae/SC, UFSC Blumenau, Réveillon de Florianópolis, Comcap em Ação e Indicadores Econômicos em Foco.

Réveillon para ficar na memória

É preciso ter coragem e ousadia para inovar, mas também é necessário bom senso para rever o rumo quando as coisas não saem como o

Balanço 2023: entre desafios e perspectivas

O cenário econômico brasileiro em 2023 reflete avaliação positiva do governo Lula e do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com conquistas em diversas áreas. Destaca-se,