Portal Making Of

Sobrevoo no litoral de SC registra cerca de 250 baleias-francas

Divulgação ProFranca

Em dois dias, 20 e 21 de setembro, o Projeto ProFRANCA, que trabalha no monitoramento, pesquisa e conservação da baleia-franca, com patrocínio da Petrobras, realizou sobrevoos partindo de Florianópolis e seguindo até o município de Cidreira, litoral norte do Rio Grande do Sul.

Ao todo foram registradas cerca de 250 baleias-francas, entre mães e filhotes. A maior concentração estava na área da APA da Baleia Franca. As maiores agregações estavam na enseada das praias da Guarda do Embaú (Palhoça) e Gamboa (Garopaba), Siriú e praia central de Garopaba (Garopaba), Vila e Itapirubá Norte (Imbituba).

Este é um número preliminar e ainda precisa da análise das fotos para confirmação, mas é o segundo maior número de baleias-francas registrado desde que iniciaram as pesquisas sobre a espécie no Brasil, na década de 1980. O maior número foi em 2018, quando 273 baleias foram avistadas.

A iniciativa faz parte das atividades do Mês da Baleia-Franca, auge do período reprodutivo da espécie, quando um maior número de indivíduos é detectado no litoral sul do Brasil.

Na ação, os pesquisadores identificaram algumas baleias já conhecidas, como o caso da baleia Zimba, avistada na enseada de Garopaba, e Sloughy, avistada na enseada da praia da Gamboa.

De acordo com a Diretora de Pesquisa, Karina Groch, “foi uma alegria avistar estas baleias, que estão no litoral brasileiro desde o início da temporada. Zimba que é mascote do ProFRANCA, já havia sido avistada em praias do litoral do Rio de Janeiro e São Paulo, e estávamos na expectativa para avistá-la aqui em Santa Catarina, o que nos deixou muito felizes pois tem um simbolismo muito grande para nós. Já Sloughy é a única baleia em nosso catálogo que já foi avistada nas Ilhas Georgia do Sul, uma das áreas de alimentação das baleias-francas, agora está aqui novamente, e com filhote. Além destas, outras baleias conhecidas também foram avistadas e agora temos um trabalho detalhado de catalogação de todas elas”.

Entre as baleias localizadas, também foram registradas a presença das baleias semi-albinas que já haviam sido avistadas em algumas praias nesta temporada. O primeiro filhote com esta característica foi avistado bem antes do sobrevoo, em 31 de julho, em frente à sede do ProFRANCA, na praia de Itapirubá Norte (Imbituba), e no sobrevoo foi avistada novamente no mesmo local.

O sobrevoo foi realizado por Karina e a equipe do ProFRANCA, além do piloto. O objetivo foi é realizar o censo e a fotoidentificação individual das baleias, para estudos populacionais e de uso de habitat.

Para saber mais sobre o ProFRANCA, visite www.baleiafranca.org.br e acompanhe as redes sociais @institutoaustralis.

Compartilhe esses posts nas redes sociais:

Eliana é a nova contratada da Globo

A apresentadora Eliana foi anunciada nesta quinta-feira, 27, como a nova contratada da Globo. O anúncio foi feito através de um vídeo nas redes sociais

Leia mais

Invasão em Brasília completa um mês

Os atos de vandalismo na praça dos Três Poderes, em Brasília, completam um mês nesta quarta-feira, 8. Os desdobramentos da invasão, contudo, parecem longe do